sábado, 2 de dezembro de 2017

PS/ALPIARÇA: "A BOTA NÃO BATE COM A PERDIGOTA"

Sónia Sanfona


NO "CASO" DO IMI, O PS DE ALPIARÇA ESTÁ A TRILHAR DOIS CAMINHOS, COM JOAQUIM ROSA DO CÉU A TIRAR O TAPETE A SÓNIA SANFONA
O aumento da taxa de IMI, de 0,3% para 0,42%, para o ano de 2018 (a pagar a partir de Abril de 2019), um aumento de 40 por cento relativo a 2017 que havia sido aprovada na reunião do executivo municipal de 23 de Novembro, com os votos a favor da CDU e a abstenção do PS, tendo sido justificada pela maioria como uma forma de garantir a sustentabilidade financeira municipal e possibilitar o necessário investimento no futuro do concelho e de todos os alpiarcenses, foi agora rejeitada na Assembleia Municipal pela bancada do PS, que liderada pelo ex-presidente da câmara de Alpiarça, Joaquim Rosa do Céu, votou contra a proposta do Executivo, quando os seus colegas de partido Sónia Sanfona e António Moreira, no executivo, tinham optado pela abstenção.

"Os próximos anos colocam-nos o desafio do aproveitamento das verbas do quadro comunitário Portugal 2020, oportunidade de executar obras e medidas importantes para o desenvolvimento do concelho, comparticipadas a 85%, mas tendo o Município que assegurar a sua parte de cofinanciamento", refere uma nota de imprensa do município.

O mesmo documento enumera alguns dos investimentos a realizar nos próximos anos, casos da revitalização do Mercado Municipal, da ampliação e requalificação do Jardim, da requalificação da Escola EB2,3/Secundária ou da substituição da iluminação Pública em todo o concelho com lâmpadas LED, entre outros.

Segundo a autarquia, com a taxa de 0,3 por cento nos últimos 5 anos, Alpiarça perdeu cerca de 2 milhões de (cerca de 400 mil euros por ano) em relação ao que receberia se fosse aplicada a taxa máxima (0,5%).

"Com a atual estrutura de receita, o Município não estará em condições para realizar os investimentos necessários e torna-se, por isso, impossível continuar a abdicar de uma receita fundamental como é a do IMI", justifica a autarquia na referida nota de imprensa."


Joaquim Rosa do Céu, que agora se recusa a aprovar uma taxa de 0,42% quando nos tempos da sua presidência a taxa praticada era de 0,5%, está a mostrar quem manda e sempre mandou no PS de Alpiarça. Sónia Sanfona que se cuide!

«Texto de Opinião de O.Simões»

Jerónimo de Sousa em Alpiarça



Está tudo a ficar pronto para recebermos várias centenas de amigos e camaradas em mais um grande Almoço de Natal do PCP em Alpiarça, desta vez no pavilhão de espectáculos da Alpiagra, com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido. 
«Fotos e texto de Mário Pereira»

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Festa solidária pela Joana em Alpiarça


As instalações do Moto Clube Charrua, no Largo da Feira de Alpiarça, vão acolher uma festa solidária cujo objetivo é recolher fundos par comprar uma scooter adaptada para a Joana Ramos, uma jovem adolescente que nasceu com uma anormalidade congénita conhecida por “Espinha Bífida”.

A festa “Todos pela Joana” realiza-se este sábado, 2 de dezembro, a partir das 16 horas, e terá zumba com Joana Pernas, folclore com o grupo “Albandeio”, e o DJ Paninho a partir das 23 horas, além de porco no espeto e doces tradicionais.

Neste momento, a jovem desloca-se numa cadeira de rodas manual, um equipamento que não é adequado à sua condição de saúde.

A angariação de fundos para a aquisição da scooter, que custa cerca de três mil euros, já se iniciou em outubro, e já conta com o apoio de várias empresas, instituições e particulares, mas o dinheiro recolhido não chega para a aquisição do equipamento.
«RR»

1º DEZEMBRO de 2017 em Alpiarça - S.F.A.

INE: Pobreza regista a redução mais significativa dos últimos 10 anos


A devolução de rendimentos e a melhoria do acesso a prestações sociais acordadas pela maioria parlamentar de esquerda permitiram já uma redução da pobreza e das desigualdades. Os dados são da publicação Rendimento e Condições de Vida hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística.

Em 2016, a taxa de risco de pobreza situou-se nos 18,3% menos 0,7 pontos percentuais que em 2015, a maior redução dos últimos 10 anos. A taxa de risco de pobreza registou quedas mais acentuadas nos segmentos mais fragilizados: jovens e idosos. Nos jovens a taxa recuou de 22,4% para 20,7% e nos idosos a taxa de risco de pobreza baixou de 18,3% para 17,0%. Nos adultos a redução foi de apenas 0,1 pontos percentuais para 18,1%.

O número de pessoas em privação material severa ou muito severa sofreu também uma redução expressiva de 19,5% para 18%. Ou seja, apesar de 200 mil pessoas terem saído da condição de privação material há ainda 1,8 milhões de pessoas que no seu quotidiano não tem acesso a três itens de uma lista de nove. Nesta lista incluem-se, por exemplo, disponibilidade de uma máquina de lavar roupa, de automóvel, capacidade para manter a casa devidamente aquecida mas também a capacidade para pagar uma semana de férias por ano fora de casa. Considera-se que a privação é severa quando quatro ou mais itens da lista não estão acessíveis. A taxa de privação severa registou também uma redução expressiva de 8,4% para 6,9%.

Mas as políticas da maioria não resultaram apenas numa redução da pobreza mas também das desigualdades, com os três indicadores apresentados na publicação a registarem reduções. O coeficiente de Gini registou uma queda de 33,9% para 33,5% enquanto o indicador S80/S20, que compara o rendimento dos 20% com mais recursos com os 20% com menor rendimento, desceu de 5,9 para 5,7. O indicador S90/S10 caiu de 10,1 para 10,0.
«g.c.»

DESPORTO




1 De Dezembro
Sexta 
FUTEBOL
--JOGOS FORA--
9h - GD Marinhais/Ac Santarém x CD Águias (Sub 10)
Complexo Desportivo de Marinhais
10h30m - AC Pernes x CD Águias (Sub 11)
Pernes Campo Livramento

2 De Dezembro
Sábado 
ATLETISMO
15h - Atletismo/Torneio de Abertura
Nave Desportiva de Alpiarça
 
3 De Dezembro
Domingo 
FUTEBOL
9h - CD Águias x AC. Santarém (Juvenis
11h - CD Águias x CD Amiense (Sub 11)
Estádio Municipal

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

IMI: NUNCA DEU TANTO DINHEIRO ÀS CÂMARAS MUNICIPAIS


As autarquias vão encaixar 1,54 mil milhões de euros referentes ao imposto sobre imóveis, segundo os cálculos do Correio da Manhã. O prazo para o pagamento do imposto termina esta quinta-feira.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverá render às autarquias 1,54 mil milhões de euros este ano, o que significa o maior encaixe de sempre com esta taxa, de acordo com as contas do Correio da Manhã (CM). O aumento das vendas de imóveis deverá levar a um aumento do encaixe com o IMI de 4,2%, em comparação com os 1,47 mil milhões de euros recebidos no ano passado.
O prazo para o pagamento do IMI referente a imóveis avaliados em mais de 500 milhões de euros termina esta quinta-feira. Lisboa é o município mais beneficiado, com as receitas a chegarem aos 114 milhões de euros, seguido de Cascais, com um encaixe de 50 milhões e de Sintra com 49 milhões.
A evolução dos dados sobre o imposto mostram que as receitas aumentaram 452 milhões de euros desde 2010, devido a reavaliações do valor patrimonial e ao forte crescimento das vendas, de acordo com o CM. Segundo as estimativas do Orçamento do Estado, a tendência de aumento das receitas referentes ao IMI deverá continuar. Para 2018, a subida poderá ser de 5% face a este ano, para 1,61 mil milhões.
«JE»

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo


Na abertura do II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo, workshop sobre inovação e sustentabilidade, organizado em parceria pela NERSANT e pela CIMLT, hoje, em Santarém.
«De: Mário Pereira»

ANDAM A ENVENENAR CÃES NA AVENIDA DA CASA DO POVO


Alguém anda a matar  cães   na Avenida da Casa do Povo utilizando algo preparado  com veneno.

Notícias de Alpiarça foi alertado por uma moradora devidamente identificada  que contou o que está acontecer.

“Desconheço quem o faz e como faz mas julgo que a comida com veneno é colocada em sítios  que os cães costumam frequentar“ para nos adiantar que já fez várias queixas e “até pediu ajuda ao Veterinário Municipal” mas que “nada fez para descobrir as razões do sucedido.”

Sabe apenas que alguns dos seus cães apareceram envenenados e que tem avisado “as pessoas para terem cuidado por causa das crianças.”

Uma médica veterinária com consultório em Alpiarça tem ajudado a “moradora com medicamentos para além de alguns tratamentos” aos que escapam ao envenamento.




A médica “já conseguiu salvar alguns dos cães que lhe chegam às mãos após injecções de antídoto de venenos organofosforados, contudo, quando a dose de veneno ingerida é grande, os animais morrem, após algumas horas em agonia.”

Alguns dos canídeos chegam a andar na rua com convulsões violentas.

Um outro morador contactado por NA disse-nos que para acabar com esta maldade os “donos de animais devem andar com os cães com trela ou  açaimados impedindo assim que ingiram o que encontram na via pública”.

Segundo conseguimos apurar está fora de questão a aplicação  de herbicida para matar as ervas que crescem nas redondezas da avenida da Casa do Povo.

Quando à opinião do Veterinário não conseguimos contactá-lo.

Alertamos que deve haver o maior cuidado com as crianças e animais neste período”.

CÂMARA DE ALPIARÇA "OBRIGADA" A SUBIR IMI EM 40% PARA FAZER FACE A INVESTIMENTOS


A Câmara Municipal de Alpiarça propôs à Assembleia Municipal a aprovação de uma taxa de IMI de 0,42% para o ano de 2018, um aumento de 40 por cento relativo a 2017.

A decisão foi aprovada na reunião do executivo municipal de 23 de novembro, com os fotos a favor da CDU e a abstenção do PS, tendo sido justificada pela maioria como uma forma de garantir a sustentabilidade financeira municipal e possibilitar o necessário investimento no futuro do concelho e de todos os alpiarcenses.

"Os próximos anos colocam-nos o desafio do aproveitamento das verbas do quadro comunitário Portugal 2020, oportunidade de executar obras e medidas importantes para o desenvolvimento do concelho, comparticipadas a 85%, mas tendo o Município que assegurar a sua parte de cofinanciamento", refere uma nota de imprensa do município.

O mesmo documento enumera alguns dos investimentos a realizar nos próximos anos, casos da revitalização do Mercado Municipal, da ampliação e requalificação do Jardim, da requalificação da Escola EB2,3/Secundária ou da substituição da iluminação pPública em todo o concelho com lâmpadas LED, entre outros.

Segundo a autarquia, com a taxa de 0,3 por cento nos últimos 5 anos, Alpiarça perdeu cerca de 2 milhões de (cerca de 400 mil euros por ano) em relação ao que receberia se fosse aplicada a taxa máxima (0,5%).

"Com a atual estrutura de receita, o Município não estará em condições para realizar os investimentos necessários e torna-se, por isso, impossível continuar a abdicar de uma receita fundamental como é a do IMI", justifica a autarquia na referida nota de imprensa.
«RR»

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ALGUMAS EMENTAS NAS CANTINAS DAS ESCOLAS DO 1° CICLO E JARDINS DE INFÂNCIA DO CONCELHO DE ALPIARÇA

EMENTA DE SEGUNDA-FEIRA NAS CANTINAS DAS ESCOLAS DO 1° CICLO E JARDINS DE INFÂNCIA DO CONCELHO DE ALPIARÇA 
Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017
HAMBÚRGUER DE AVES COM ESPARGUETE E SALADA
SOPA À LAVRADOR 
FRUTA
PÃO



COMUNICADO DA CÂMARA: "SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E INVESTIMENTO MUNICIPAL PARA OS PRÓXIMOS ANOS IMPÕEM NECESSIDADE DE AUMENTO DO IMI PARA 2018


Os próximos anos colocam-nos o desafio do aproveitamento das verbas do quadro comunitário Portugal 2020, oportunidade de executar obras e medidas importantes para o desenvolvimento do concelho, comparticipadas a 85%, mas tendo o Município que assegurar a sua parte de co-financiamento.
Neste quadro o Município de Alpiarça tem um conjunto de projectos, operações e medidas já aprovados e em execução, bem como outras em carteira:
- Revitalização do Mercado Municipal; Ampliação e Requalificação do Jardim; Requalificação da Escola EB2,3/Secundária; Substituição da Iluminação Pública em todo o concelho com lâmpadas LED; Projecto de Promoção do Sucesso Educativo; Recuperação da Barragem dos Patudos e da Vala; recuperação de troços da rede viária municipal; manutenção das Bolsas de Estudo, do apoio social escolar e ao movimento associativo desportivo, cultural e social; entre outros.

Estes são investimentos muito importantes para o futuro.
Nos últimos 5 anos os prédios urbanos situados no concelho de Alpiarça têm sido taxados no valor mínimo (0,3%), na sequência de uma opção política do Município que tem beneficiado os seus proprietários. Alpiarça é um dos dois únicos municípios com taxa mínima na nossa região.
Dessa forma, a CMA deixou de receber perto de 2 milhões de euros, cerca de 400 mil euros por ano em relação ao que receberia se fosse aplicada a taxa máxima(0,5%) que anteriormente vigorava.
Foram cerca de 2 milhões de euros que os proprietários desses prédios urbanos pouparam, mas que muita falta têm feito aos orçamentos da CMA, tendo afectado negativamente a capacidade de realização da autarquia ao serviço de toda a população.
O processo de recuperação financeira a caminho da sustentabilidade que tem sido seguido (redução de mais de 5 milhões de euros da dívida municipal registada em 2009) traduz-se num grande esforço de amortização da dívida que ascende a cerca de 1 milhão e 300 mil euros por ano, verba essa que muito constrange e limita a capacidade de realização e de investimento, bem como condiciona também a capacidade de manutenção de equipamentos colectivos e a aquisição de fornecimentos fundamentais à prestação de um melhor serviço a todos os munícipes.
Em paralelo, a justa isenção automática do pagamento de IMI a todos os proprietários-contribuintes com rendimentos anuais até 15.295 euros e cujo valor do prédio seja inferior a 66.500 euros (medida que abrange quase um terço) acarretou a descida dos valores cobrados pelo Município nos últimos anos, situando-se abaixo dos valores definidos no plano de saneamento financeiro (PSF).
Com a actual estrutura de receita o Município não estará em condições para realizar os investimentos necessários e torna-se, por isso, impossível continuar a abdicar de uma receita fundamental como é a do IMI, para mais num quadro em que os sucessivos Governos têm mantido um crónico incumprimento da Lei das finanças locais no que respeita às transferências a que os municípios têm direito, ao mesmo tempo que lhes são atribuídas novas competências.
Pelas razões aduzidas, a CMA propôs à Assembleia Municipal a aprovação de uma taxa de IMI de 0,42% para o ano de 2018 de forma a garantir a sustentabilidade financeira municipal e a possibilitar o necessário investimento no futuro do concelho e de todos os alpiarcenses.
Câmara Municipal de Alpiarça
28 de Novembro de 2017

MUNICÍPIOS REDUZEM PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTOS



Entre os cerca de 50 municípios do país com prazo médio de pagamentos (PMP) superior a 60 dias, estão dois da região do Médio Tejo e mais dois do distrito de Santarém: Tomar, Sardoal, Golegã e Alpiarça.
A lista publicada pela DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais referente ao 3º trimestre de 2017 revela que, de uma maneira geral, os Municípios têm reduzido substancialmente o prazo médio de pagamentos aos fornecedores.
Tomar continua a ser o Município do Médio Tejo que demora mais tempo a pagar, mas num ano reduziu para menos de metade esse prazo. No final de 2016 a média de atraso era de 466 dias, e os dados mais recentes revelam que demora a pagar 194 dias, cerca de seis meses e meio.
Outro Município da região que consta da lista é Sardoal, cujo prazo médio de pagamentos é de 113 dias.
Do distrito de Santarém, fazem ainda parte da lista os Municípios de Golegã (127 dias) e Alpiarça (166 dias), sendo este último o único na região que aumentou o PMP.
Conforme obriga a lei, compete à DGAL divulgar trimestralmente a lista dos municípios que tenham um prazo médio de pagamentos superior a 60 dias.
A lista mais recente tem como universo de análise 305 Municípios com informação validada. Entre os três Municípios com informação em falta ou não validada está Constância.
Municípios com prazo médio de pagamento (em dias) superior a 60 dias
Médio Tejo e distrito de Santarém
31-12-201631-03-201730-06-201730-09-2017
Tomar466407297194
Sardoal 115109118 113
Golegã136126126 127
Alpiarça147159163 166
Fonte: DGAL
«Médio Tejo»

MÁRIO PEREIRA/SÓNIA SANFONA: “Temos gente”

Por: V. Vidigal

Do desenvolvimento da  última reunião de Câmara chego à conclusão que finalmente o bom senso chegou à mesa das decisões.

Ouvi Sónia Sanfona a apresentar as suas ideias e algumas propostas sem levantar a voz como salientar que “sabe quem decide”  para além de frisar que  entre os eleitos deve haver uma “total lealdade”.

Também Mário Pereira demonstrou querer estar em sintonia com os vereadores da oposição.

Soube ouvir atentamente o que foi dito pela Vereadora Sónia Sanfona e António Moreira, os eleitos pelo PS.

Todos falaram de forma a haver respeito entre ambos. Afinal estão ali todos para defender os interesses do Concelho.

Gostei de ouvir o presidente da Câmara a dar os devidos esclarecimentos aos vereadores de forma esclarecedora e em tom suave.

Fiquei com a sensação de que futuramente poderá haver um certo acordo na apresentação de projectos e na defesa dos interesses de Alpiarça.

Pareceu-me  que os tempos em que as reuniões pareciam um “circo”,tal era a algazarra de alguns vereadores como as ameaças e ofensas terminaram no local onde tudo se decide.

Fiquei também com a impressão de que a vereadora socialista está disposta a colaborar com a maioria desde que esteja em discussão os interesses locais

Temos gente.

Alpiarça precisa de paz e entendimento.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ÁGUAS DO RIBATEJO PARTICIPA NA PREVENÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DA SECA


TEMA DOMINOU ENCONTRO NACIONAL DA ÁGUA COM CENTENAS DE ESPECIALISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O que podemos fazer para minimizar os efeitos da seca extrema?

Este foi o tema dominante do Encontro Nacional de Entidades Gestoras da Água e Saneamento (ENEG) que reuniu mais de meio milhar de especialistas em Évora de 21 a 24 de novembro.
O Presidente do Conselho Mundial da Água, o investigador brasileiro Benedito Braga defendeu que devem ser construídos mais reservatórios, adutoras e barragens. É urgente duplicar a capacidade de armazenamento da água e combater todos os desperdícios.
Para melhorar a eficiência hídrica, o especialista defendeu prémios para os consumidores responsáveis como reduções na fatura da água e penalizações para quem não respeita o valor da água e consome sem regras.
“A próxima guerra mundial não será gerada pelo petróleo, mas pela água”, referiu o Presidente do Conselho Mundial, alertando que a ONU prevê um défice de 40% na quantidade de água necessária para abastecer a população mundial em 2040.
Recorde-se que a Águas do Ribatejo fez significativos investimentos para reforçar a capacidade de armazenamento de água, garantindo reservas para 48 horas na maioria dos sistemas. Foram construídos 36 novos reservatórios e reabilitados 30 depósitos existentes.
Francisco Oliveira, Presidente da AR, participou nos trabalhos onde o modelo da empresa municipal foi focado como um caminho a seguir noutras regiões do país. Em sete anos foram investidos nos sete municípios que integram a AR, 140 Milhões de Euros com financiamento da União Europeia.
O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes anunciou que estão aprovadas dezenas de novas candidaturas com o apoio do POSEUR PORTUGAL 2020, onde se incluem as obras que a AR irá realizar nos concelhos de Torres Novas e Benavente.
No dia 13 de dezembro, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins inaugura duas novas ETAR em Benavente e Samora Correia e os repetivos sistema de saneamento.
A empresa municipal criada há 10 anos foi a primeira a testar um modelo gerido apenas pelos municípios com gestão integral no abastecimento e tratamento de águas residuais.
A ÁGUAS DO RIBATEJO integrou a comissão organizadora e a comissão científica do ENEG que teve a chancela da Associação Portuguesa da Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e esteve presente com um stand interativo na exposição que foi visitada por mais de um milhar de pessoas que trabalham no setor da água e do saneamento.

Reunião da Câmara de Alpiarça de 23-11-2017

VI ArteNatal e IV Mostra de Doçaria Tradicional de Alpiarça


CARNAVAL 2018 EM ALPIARÇA