quarta-feira, 4 de outubro de 2017

“RUA ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO”

Armindo João Gaspar Pinhão

O nome de ruas ou de bairros de uma localidade é uma forma de identificação que é feita pelas autarquias.

Sem os nomes seria muito complicado uma pessoa situar-se ou circular dentro de uma  localidade.

 A verdade é que todas as ruas precisam de uma identificação.

Há nomes de ruas em Alpiarça que nem sabemos quem foram as pessoas ou o que fizeram por Alpiarça para ter o seu nome atribuído.

A população deveria ser ouvida quando há a pretensão de atribuir o nome a uma nova rua, avenida, largo ou lá o quer que seja.

A população deve sugerir ou levar em conta o nome de uma pessoa que foi importante para Alpiarça ou que levou a efeito actos ou atitudes que merecem ser perpetuados.

Mas por razões politicas nesta terra tudo é feito com “sentido politico”.

O que é politico sobrepõe-se à memória coletiva e ao valor das pessoas.

O PS, quando poder, entendeu, dar o nome de JOSÉ PINHÃO ao largo onde se encontra a Estátua da “Melhor Casta” mais conhecido pelo largo onde se encontra a “mulher nua”.


Todos sabemos que o José Pinhão não fez nada por Alpiarça que mereça ter o seu nome escarrapachado na praça mais emblemática de Alpiarça;

Toda a gente sabe que “FRANCISCO CASQUEIRO” não fez nada por Alpiarça mas tem uma rua com o seu nome.

Não descriminamos mais nomes para evitar ferir a sensibilidade de quem quer que seja e estes dois nomes são apenas para servir de exemplo.

No entanto, há, entre outros, um homem que foi presidente da Câmara Municipal de Alpiarça  e que foi um dos principais  responsáveis pelo inicio do desenvolvimento de Alpiarça.

A ele se deve a construção da “Urbanização dos 46 Fogos” do crescimento da “Zona Alta” (Antigo Eucaliptal); da “Urbanização dos 20 Fogos”; do Quartel dos Bombeiros, do arranjo do piso do Estádio Municipal de Alpiarça, do Parque de Campismo, da construção da Barragem dos Patudos , das zonas de habitação que ladeiam a Avenida da Casa do Povo, do alcatroamento das principais ruas de Alpiarça, da continuação dos esgotos no concelho, do desenvolvimento desportivo e associativo e a ele se deve a informatização na autarquia, entre outras grande obras e iniciativas.

Este homem e presidente Câmara foi:

 ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO

Um alpiarcense genuíno, um homem que fez e deu o melhor à sua terra e que deixou obras feitas das quais nos devemos orgulhar todos, estejamos ou não de acordo com elas e possamos gostar ou não na sua ideologia politica.

Foi um PRESIDENTE POPULAR e acessível que falava com todos e, se necessário, andava com a “malta” na paródia.

Questionamos quem de direito:


Porque ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO continua a não ter o seu nome numa rua para perpectuar às futuras gerações quem foi e o que fez?

Sem comentários:

Enviar um comentário