sábado, 25 de abril de 2020

ABRIL: UM SONHO POR CUMPRIR

Por:
Manuel Dacosta

"...Usarás como arma uma viola e um cantil de água fresca. De suas cordas virão sons suaves e melódicos de apelo à Liberdade, à Fraternidade, ao Amor e respeito pelo próximo. Com elas cortarás as grilhetas que aprisionam e calam os mais fracos e oprimidos. Do teu cantil de água fresca, darás de beber aos que têm sede de justiça!..."
Assim era Abril de um ano tão distante que o tempo já quase esqueceu. Éramos povo forjado numa geração sofrida, amordaçada, porém irreverente, combativa. Éramos fortes, verdadeiros, leais, solidários, sonhadores, poetas, artífices, camponeses, desportistas, militares, artistas, lutadores por um futuro diferente. Tínhamos tudo para mudar. Tínhamos tudo para fazer melhor. E...ficámos tão perto, tão perto. A condição humana tem destas limitações e, o velho planeta imponente e célere, continuou a rodar no seu próprio eixo à velocidade de 1,7 mil km/h e, nem deu pelo nosso feito. Havíamos iniciado uma Revolução pacífica, única no mundo, usando apenas cravos na ponta das espingardas e muita, muita fé no futuro.
Quarenta e seis anos depois, questiono-me: será que o sonho que nos movia, de um Abril libertador, de paz, de justiça equitativa, igualdade de oportunidades, esperança, evolução sustentada, abertura ao progresso efectivo, às novas gerações e novas mentalidades, foi realmente cumprido?

Sem comentários:

Enviar um comentário