sexta-feira, 5 de abril de 2019

ÁGUAS DO RIBATEJO CONSOLIDOU CRESCIMENTO SUSTENTADO EM 2018



ÁGUAS DO RIBATEJO terminou o exercício de 2018 com um resultado líquido de 1.676.155,00 €. Os proveitos serão aplicados em investimentos e na melhoria do tarifário para famílias numerosas e carenciadas.
Relatório de Gestão e Contas de 2018 foram aprovados por unanimidade na assembleia geral de 28 de março após apreciação nos sete municípios que integram a AR: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
Pedro Ribeiro, Presidente da Assembleia Geral da AR congratulou-se com os resultados obtidos. “Este relatório mostra que a AR foi uma excelente opção e continua no bom caminho para garantir a sustentabilidade económico-financeira assegurando serviços de qualidade aos clientes, consumidores e utilizadores”, referiu o Presidente da Câmara de Almeirim.   
Ainda assim, a AR regista-se uma quebra de 22% no resultado líquido, em relação ao ano anterior, que teve a ver com a redução do volume de negócios e dos subsídios.
Em 2018, os volumes de água e água residual faturados registaram uma descida de 6,5% e 3,5%, respetivamente.
Os primeiros meses do ano de 2018 registaram níveis de precipitação muito acima do normal, o que se traduziu num decréscimo significativo da água produzida e faturada.
“Se do ponto de vista das disponibilidades hídricas esta situação é favorável, já no que se refere às receitas geradas pela empresa a situação é a inversa. Foi possível ainda assim manter um nível de resultados positivo, consolidando a situação económico-financeira da empresa”, refere o Presidente do Conselho de Administração, Francisco Oliveira, citando o relatório e contas.
No ano de 2018, a AR subiu o número de clientes do serviço de abastecimento e saneamento. Atualmente a AR terminou o exercício com 75630 clientes mais 391 que no ano anterior, contrariando uma tendência para a redução de clientes.

A Dívida Líquida Financeira registou uma descida superior a 4%, muito por força da diminuição dos custos dos financiamentos externos obtidos para concretização das empreitadas, que se traduziu no decréscimo do Passivo Não Corrente, em comparação com o período homólogo.
Os níveis de Autonomia Financeira e de Solvabilidade melhoraram quando comparados com os do período homólogo, “significando que a capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos é hoje maior do que no passado”, refere o Presidente Francisco Oliveira.

Plano de Investimentos da AR prevê a concretização de 21,5 ME até ao final de 2021
em operações nos sistemas de tratamento de águas residuais e nos sistemas de abastecimento de água.
As intervenções para construção de novos equipamentos e infraestruturas serão financiadas pelo programa europeu POSEUR PORTUGAL 2020, ainda assim, exigem um enorme esforço financeiro da empresa com recurso à banca e a capitais próprios.
Todavia, algumas intervenções de ampliação e requalificação de sistemas serão realizadas apenas com capitais da AR.

Na Assembleia Geral ficou vincada a necessidade de sensibilizar os clientes para se ligarem às redes de saneamento de modo a não comprometer o funcionamento das infraestruturas e equipamentos construídos e a garantir a sustentabilidade dos sistemas.
Foi ainda manifestada preocupação em relação à anunciada seca no período de Verão que vai exigir o reforço das campanhas de informação e sensibilização para o uso eficiente da água e combate ao desperdício.
A AR vincou o compromisso de reduzir as perdas de água, que no final de 2018 eram de 32%, valor abaixo da média nacional, mas ainda longe do objetivo dos 20%. 

RESUMO DOS Dados Económico-Financeiros


DEZEMBRO

DEZEMBRO

Var.



2018

2017

%

Volume de Negócios (1)
 
15.938.844
 
16.461.031
 
-3,17%

EBITDA (2)
 
8.525.235
 
9.733.396
 
-12,41%

Res. Antes Impostos
 
2.213.130
 
2.862.074
 
-22,67%

Resultado Líquido

1.676.155

2.166.172

-22,62%

Valores em euros
      

       

(1) Vendas + Prestação de Serviços
     
(2) Resultado Operacional + Amortizações + Provisões

Sem comentários:

Enviar um comentário