segunda-feira, 30 de março de 2020

Infetada teve alta hospitalar mas ninguém para a ir buscar




A mulher de Alpiarça que estava hospitalizada com COVID-19 teve alta este sábado, 28 de março, pouco antes das 12 horas, com ordens para ser colocada em isolamento profilático em casa, mas o próprio Hospital não se lembrou de assegurar o transporte para a sua residência.



A situação só se resolveu já durante a tarde, quando o marido, que também está isolado em casa com infeção pelo novo coronavírus, expôs a sua indignação nas redes sociais.
O homem, residente na Gouxaria, publicou na sua página no Facebook uma “carta aberta à sra. Ministra e diretora da saúde” onde expôs a sua indignação e revolta com a situação, e só a partir daí “começaram a telefonar uns para os outros, para resolver o problema”, segundo explicou o próprio à Rede Regional.
Após receber uma chamada do Hospital de Santarém a informar da alta, o marido, que não pode sair de casa por estar infetado, tentou assegurar transporte junto dos Bombeiros de Alpiarça, que alegaram não ter pessoal para assegurar o serviço, e de Almeirim, que não prestam este serviço no concelho vizinho.
Seguiram-se, segundo conta, a GNR, que o avisou que seria crime quebrar a quarentena para ir buscar a mulher, e o Serviço de Proteção Civil do município, que também não arranjou qualquer solução.
O próprio filho, que lhe tem estado a prestar assistência desde que foi colocado em isolamento, no passado dia 25 de março, também está impedido de ir buscar a mãe pelo risco de contágio.
“A situação só ganhou algum andamento quando falei mais alto com uma médica do hospital, porque eles têm que perceber que não podem empurrar uma pessoa para a rua desta maneira, ainda por cima com este problema de saúde”, relatou à Rede Regional.
Ao fim de várias horas, a mulher acabou por ser transportada numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pernes, solicitada pelo Hospital.
A paciente, que esteve estes três dias internada sobretudo por precaução, uma vez que tem problemas de oxigenação no sangue, apresenta um quadro clínico favorável, e vai continuar a recuperação em casa, em situação de isolamento.
«Rede Regional»

Sem comentários:

Enviar um comentário