quinta-feira, 2 de abril de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA Dr. Mário Fernando Pereira




"2 DE ABRIL - DIA DO CONCELHO DE ALPIARÇA
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA Dr. Mário Fernando Pereira
2 de Abril de 2020

Caros conterrâneos Alpiarcenses,

Hoje é 2 de Abril – Dia do concelho de Alpiarça e feriado municipal. Independentemente do momento difícil que vivemos, os Alpiarcenses estão de parabéns! Aliás, também muito pela resposta positiva que estão a dar perante a dificuldade deste tempo, os Alpiarcenses estão de parabéns!

Passam 106 anos desde o Decreto que instituiu o nosso concelho, a 2 de Abril de 1914, culminando um processo de afirmação social e política e de desenvolvimento que justificou a autonomia municipal da nossa terra, permitindo que se constituísse como entidade autárquica.

Ao longo deste último século muitas gerações de Alpiarcenses, muitas mulheres e homens deram vida a este sonho de autonomia, concretizando-o, tornando-o realidade: pelo trabalho produtivo, criando riqueza e desenvolvimento; pela dedicação a causas de mobilização colectiva e de serviço aos outros; pela determinação com que abordaram inúmeros problemas e necessidades comuns e transformaram o concelho para melhor; pelas ideias progressistas; e pela valorosa história de luta contra a exploração e a opressão, pela liberdade, a democracia, o progresso social – aspectos que tornaram Alpiarça símbolo e referência no País.

Numa outra situação, naturalmente que hoje estaríamos em festa, comemorando com diversas iniciativas esta data maior do calendário da nossa comunidade. Teríamos ouvido os tradicionais morteiros anunciadores do feriado municipal, logo pelo início da madrugada; teríamos ao longo do dia actividades com música e diversos espectáculos de animação, envolvendo a população; realizaríamos a sessão comemorativa formal, com a habitual entrega das Medalhas Municipais, reconhecendo os que, de entre todos, mais se destacaram aos diversos níveis da nossa vida colectiva; teríamos a inauguração e a reabertura do Mercado Municipal e do Largo Dr. José António Simões, requalificados, após as obras que têm decorrido nos últimos meses; teríamos o arranque do 1ª Festival Gastronómico de Alpiarça, até ao próximo Domingo, nesse espaço mais bonito e acolhedor do Mercado Municipal requalificado, com a mostra e degustação dos pratos mais tradicionais do nosso povo, com a devida animação cultural.

Mas o combate à pandemia do CoVid-19 não o permite. A dura realidade obriga-nos a todos a um outro programa, muito diferente. A exigência do momento faz-nos viver este Dia 2 de Abril como mais um dia de resistência, de combate à doença e de agilização de formas de apoio aos que neste quadro mais precisam.

Os Alpiarcenses têm-se mostrado à altura das enormes exigências que se nos colocam; têm dado uma resposta muito positiva de forma a podermos em conjunto ultrapassar as dificuldades. Desde logo demonstrando um comportamento geral de responsabilidade e de civilidade perante os apelos ao recolhimento e à colaboração neste desígnio comum. Mas também com mostras de enorme determinação e solidariedade por parte de muitos que têm de continuar a trabalhar em sectores fundamentais para a vida do concelho, na ajuda aos outros e no funcionamento do País.

Os trabalhadores das autarquias locais – Município e Freguesia – têm dado um exemplo notável de empenho, solidariedade e comprometimento para com o serviço público, para com a população, a todos os níveis, e contam com o apoio activo de todos os eleitos do Poder Local democrático nos órgãos autárquicos.

Estamos confiantes que este espírito de mobilização e de solidariedade se irá manter durante a fase mais difícil desta luta e que irá perdurar no momento seguinte, de desejável recuperação.

Este ano é assim o nosso Dia 2 de Abril – feriado municipal de Alpiarça.
Para o ano que vem terá de ser – será certamente – bem melhor!
Juntos vamos conseguir!

Viva o concelho de Alpiarça!
Viva Portugal!"

Sem comentários:

Enviar um comentário