terça-feira, 21 de novembro de 2017

A Barragem está com a água esverdeada?



A forma como alguns abordam a actual situação da Barragem dos Patudos diz quase tudo sobre os níveis de inconsistência, de falta de coerência e da demagogia com que intervêm nos mais diversos assuntos da nossa vida colectiva.
Para esses, o que é nosso, o que é feito em Alpiarça e pelos alpiarcenses -- pelas colectividades ou entidades locais, escolas, clubes, empresas, acima de tudo quando da responsabilidade das autarquias -- nunca presta para nada.
Mesmo quando a evidência mostra o inverso e os resultados são positivos por si só ou em comparação com outras realizações ou realidades próximas e semelhantes, comparáveis, portanto.
É o que se passa com a Barragem dos Patudos. A Barragem está com a água esverdeada? Está. Está a sofrer um processo de eutrofização, desde há mais de 15 anos, sem que durante 12 anos tenha sido feita alguma coisa para a recuperar? Está. Está com os niveis de água por aí abaixo e com peixes mortos, como já aconteceu noutro tempo e acontece noutros locais da região e do País? Não. Está numa situação pior que a esmagadora maioria de reservatórios de água similares por todo o País, inclusive aqueles que servem para abastecimento de água às populações de muitas vilas e cidades? Não está, de facto.
Num dos anos mais secos desde que há registos, com um Verão a prolongar-se por quase nove meses sem uma gota de água da chuva, as notícias dão-nos um quadro muito preocupante de seca extrema em todo o País, registando algumas barragens e reservatórios importantes níveis de 9%, 10%, 20%, sendo vários núcleos populacionais e explorações agrícolas abastecidos por auto-tanques.
A Barragem dos Patudos, muito pelo contrário, graças ao esforço e ao investimento dos alpiarcenses através do seu Município, sem o apoio que deveria ser disponibilizado pelo Governo, é regularmente cuidada, objecto de limpeza de bermas e margens e de tratamento da sua massa de água através de um processo microbiológico, passando pela injecção de água fresca, daqui resultando níveis de enchimento a uma cota de100%.
Por tudo isto, continuando a ser motivo de preocupação e razão de insistentes contactos que permitam compromissos e apoio à intervenção de limpeza de fundo necessária, a nossa Barragem dos Patudos merece agora o carinho e o investimento do Município de Alpiarça no sentido de a recuperar, e apresenta-se com o seu plano de água a níveis máximos, mantendo-se como importante elemento de atractividade ao nosso concelho.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

Sem comentários:

Enviar um comentário