sábado, 17 de setembro de 2016

ÁGUAS DO RIBATEJO OFERECE ÁGUA DA REDE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E EVENTOS


A AR COLOCOU MILHARES DE PESSOAS A BEBER ÁGUA DA TORNEIRA INSTALANDO DEZENAS DE MÁQUINAS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS E NAS FEIRAS E FESTAS DA REGIÃO. “MAIS SAUDÁVEL, MAIS ECONÓMICA E MAIS AMIGA DO AMBIENTE” É O LEMA DA CAMPANHA APOIADA PELA QUERCUS, DECO, APDA E DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE.

Milhares de pessoas beberam água da torneira nos espaços públicos dos sete municípios que integram a ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) durante os primeiros seis meses da campanha de promoção da água da rede pública. A empresa municipal instalou mais de meia centena de fontes nas suas unidades de atendimento e nos edifícios das câmaras, centros de saúde, bibliotecas, centros culturais, quarteis de bombeiros e outros espaços do domínio das câmaras que integram a AR. As feiras e festas da região também ofereceram água da rede aos milhares de visitantes. Nos dias de maior calor chegaram a ser oferecidos mais de mil litros de água fresca aos visitantes através das fontes instaladas nos certames.

A campanha para a promoção do consumo da água da torneira por ser “mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente” arrancou a 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA e foi pioneira no país. A iniciativa tem o apoio da QUERCUS, DECO, APDA, Municípios e da Direção Geral de Saúde.

“Tendo a região uma água de excelente qualidade e sistemas de abastecimento seguros, faz todo o sentido que as pessoas se habituem a beber a água da torneira. Esta campanha está a ter uma excelente adesão e acreditamos que através das crianças e jovens das escolas iremos sensibilizar as famílias para as vantagens destes bons hábitos”, refere Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração daÁGUAS DO RIBATEJO e Presidente da Câmara Municipal de CorucheOs municípios que integram a AR ofereceram uma garrafa personalizada a todos os alunos das escolas do 1º ciclo no Dia Mundial da Criança com o objetivo de estimular o hábito de levar a garrafa de água para a escola e para as atividades desportivas, culturais e lúdicas.

Francisco Oliveira garante que “ a água da rede é mais completa para a saúde, porque tem uma composição equilibrada de elementos que fazem falta ao organismo; é a mais económica (1000 litros custam menos que uma garrafa de 0,5 l) e é mais amiga do ambiente porque poupa a produção das embalagens e a recolha, seleção e tratamento dos resíduos”. Argumentos reforçados pelos parceiros da AR na campanha: QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde. “São entidades credíveis e parceiros de excelência”, frisa o líder da AR.

AR colocou mais de meia centena de fontes na primeira fase da campanha, prevendo o alargamento a outras entidades públicas e privadas. “Estas fontes têm um custo de menos de metade dos sistemas utilizados atualmente, mas mais importante que a poupança financeira são as vantagens para a saúde e para o ambiente. Somos uma empresa com responsabilidade social e ambiental”, refere Francisco Oliveira.

A campanha visa também vincar a confiança na água que serve 150 mil consumidores integrados nos sistemas geridos pelaÁGUAS DO RIBATEJO numa área de mais de 3240 km2 e onde foi realizado um investimento de 40 ME na construção e requalificação de equipamentos e infraestruturas para melhorar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água.

As fontes de água estão personalizadas com os logótipos da AR do Município anfitrião e dos parceiros da campanha(QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde) e com frases incentivadoras do consumo da água como “Água de Confiança, com Toda a Segurança” ou “Água vinda do Cano, é boa todo o Ano”.

As ideias da campanha resultam de sugestões recolhidas nas escolas dos sete municípios durante ações de sensibilização sobre o Ciclo da Água e a “Importância da Água como bem precioso, mas finito”. As iniciativas dinamizadas pela QUERCUSeDECO, em parceria com a AR, contaram com o envolvimento de mais de 3000 alunos. 


Sobre a ÁGUAS DO RIBATEJO

Empresa municipal que é a entidade gestora dos sistemas de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Tem 75 mil clientes e 150 mil consumidores numa área de 3240 km2.

Sobre a QUERCUS

Associação Nacional para a Conservação da Natureza é uma associação ambientalista. Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, com 30 anos de atividade. A QUERCUS é parceiro na AR na promoção da sensibilização, formação e educação ambiental nas questões do abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

Sobre a DECO

Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) é a maior e mais antiga associação Portuguesa de Defesa do Consumidor com mais de 300 mil associados, presta apoio a mais de dois milhões de cidadãos.
A DECO é parceiro da AR nas ações de sensibilização, formação e educação para a poupança desde 2010.

Sobre a APDA

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais. A APDA estimula o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento. A AR é membro daAPDA e o Presidente da AR integra os órgãos sociais da associação.

Sobre a Direção Geral de Saúde (DGS)

Direção-Geral da Saúde (DGS) é um organismo central do Ministério da Saúde, integrado na administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa. ADGS é responsável pela orientação e desenvolvimento dos programas de saúde pública, pela coordenação da vigilância epidemiológica a nível nacional e pela promoção de estudos e divulgação de estatísticas. A DGS defende o uso da água da rede pública por ser a mais completa para o organismo e garante que o abastecimento público é seguro e de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário