segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Associação quer soluções para melhor desempenho na reciclagem do lixo


A associação ambiental Zero vai organizar um debate na segunda-feira para discutir a melhor forma de Portugal melhorar o seu desempenho na reciclagem de resíduos urbanos, sublinhando que o país está "muito aquém" da meta de 2020.

Em comunicado ontem emitido, a Zero refere, citando a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e de Resíduos (ERSAR), que em 2015, "Portugal reciclou apenas 28% dos seus resíduos urbanos, quando a meta para 2020 é de 50%", o que representa "um desempenho muito aquém do que seria necessário no âmbito da gestão de resíduos sólidos urbanos".
A Zero acredita que "Portugal pode cumprir as metas se apostar em estratégias Zero Resíduos" e recomenda que se sigam os exemplos de várias regiões de Itália ou de Espanha.
Em concreto, a Zero sugere que Portugal aposte num "envolvimento muito próximo dos cidadãos e das empresas", em "facilitar ao máximo o processo de separação seletiva de resíduos", na promoção de "medidas de prevenção da produção de resíduos" e apelando a uma "clara liderança política a nível local/regional".
O evento, que terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a partir das 9:30 de segunda-feira, pretende assim "debater o potencial desta abordagem em Portugal", bem como "estimular o debate em torno do potencial deste tipo de abordagem para a realidade portuguesa".
A Zero destaca ainda que "em países do sul da Europa a implementação destas metodologias permitiu melhorar de forma muito significativa as taxas de reciclagem em curtos espaços de tempo" e propõe que profissionais e investigadores debatam e esclareçam as suas dúvidas sobre as potencialidades e sobre as dificuldades inerentes à aplicação de uma estratégia de zero resíduos.
O exemplo apontado pela Zero é o da cidade italiana de Parma, que tem mais de 190 mil habitantes, e que "em apenas quatro anos" conseguiu aumentar a taxa de recolha seletiva de resíduos de 48,5% para 72%, tendo ainda reduzido em 59% os resíduos depositados em aterros ou incinerados.
«Lusa/NM»

Sem comentários:

Enviar um comentário