sábado, 3 de dezembro de 2016

ATÉ QUANDO ALPIARÇA?


ALPIARÇA – A FALTA DE CULTURA DEMOCRÁTICA

Os Alpiarcenses  são pessoas singulares , conhecidas pelo seu espírito combativo e resistente durante a ditadura de meio século que vigorou no País e foram muitos os perseguidos e os castigados, na luta pela liberdade e pela  democracia.

A conquista da democracia foi muito difícil e a sua defesa exige, a quem se intitula de democrata, a prática de princípios que a respeitem. Esta exigência é maior para os que, aos diversos níveis, governam em nome da democracia.

A quem governa exige-se o respeito pelo cumprimento das regras da democracia, mas também a atitude pedagógica de, com a sua ação e os seus exemplos, poder contribuir para o fortalecimento da prática democrática. Só assim poderemos crescer, enquanto democratas, enquanto pessoas.

Em Alpiarça, com a atual maioria, retrocedemos no respeito pela democracia.

Os órgãos municipais, que nos representam a todos,  primam pelo desprezo dos princípios e usam e abusam de prepotência. Portam-se como um miúdo mimado que, porque é o dono da bola, decide que somente há jogo enquanto estiver a ganhar.

Na Assembleia de Freguesia, o órgão de maior proximidade da população, verifica-se um absoluto desconhecimento da sua própria razão de existência. A Freguesia existe para uma representação mais próxima do cidadão.

Em Alpiarça a resposta de quem dirige este órgão é a de que não está para “levar recados e trazer”. Mas se é assim, se já não se ouvem e encaminham as preocupações da população, para que serve o Órgão? Só para pagar vencimentos?

Na Câmara Municipal, alertado por munícipes para a absoluta necessidade de se  proceder à recolha de resíduos sólidos, de forma eficaz para a defesa da saúde pública, quem decide começa por mentir afirmando : “está tudo bem (...)  são pessoas que até devem colocar o lixo de propósito para depois fotografarem. Depois, perante a evidência do “lixo” a jorrar dos contentores o executivo municipal, em estilo ditatorial, sugeriu que quem se queixa da falta de limpeza dos contentores deveria ser colocado nos caixotes”.  

Parece mentira? Pois parece, mas é verdade. Para o Executivo a solução é colocar os “infames cidadãos” – que , porque pagam as respectivas taxas municipais, pretendem que se recolha o “lixo”, dentro dos contentores.

Alpiarcenses

O que dizer , dentro dos contentores.ectivas taxas municipais, pretendem que se recolha o "ento das regras da democracia, mas tambdeste o conceito de Liberdade e Democracia?

É mau? Claro que é , mas olhemos para o que se passa na Assembleia Municipal, onde a falta de respeito pelo ideal democrático e pela liberdade é ilustrada pelo Presidente da Mesa, no mais completo desprezo pelas regras democráticas.
Na última Assembleia Municipal, uma proposta legitimamente apresentada, nem sequer foi admitida a discussão e votação. A justificação, pasme-se, foi a de que a bancada da CDU votaria contra.  

Que conceito de democracia é este? Então só se apresenta o que a maioria decide? Não há aqui uma brisa que nos transporta para tempos de má memória?

Afinal onde está a liberdade em Alpiarça? Onde está a democracia? Onde está o respeito pelo que se lutou no passado?


ATÉ QUANDO ALPIARÇA?

«Comunicado da concelhia do PS Alpiarça»

Sem comentários:

Enviar um comentário