segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TEM ESTE ESQUENTADOR EM CASA? VEJA SE A DECO O CONSIDERA PERIGOSO


Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) testou 12 esquentadores atmosféricos de exaustão natural e concluiu que 7 são potencialmente perigosos devido à fuga de dióxido e de monóxido de carbono e de outros gases potencialmente fatais.
Dos 12 esquentadores atmosféricos de exaustão natural testados, seis apresentaram irregularidades técnicas na saída dos produtos de combustão e num a DECO encontrou problemas no interacendimento do queimador.
Nos modelos com deficiente exaustão, a associação de defesa do consumidor verificou que há libertação de dióxido e de monóxido de carbono, gases potencialmente mortais, em níveis acima dos recomendados para a divisão onde estão instalados. No caso do aparelho com falhas no inter-acendimento, pode haver libertação de gás não queimado.
"Estes esquentadores representam um potencial perigo para a segurança dos consumidores e não deveriam estar à venda. Um dos modelos - o ACB Calor CA10NT - não tinha sequer marcação CE, certificação obrigatória em todos os eletrodomésticos comercializados na União Europeia", explica a associação em comunicado.
A DECO diz que ainda que se está a planear comprar um esquentador, deve ter em conta a avaliação da associação e evitar os modelos que chumbaram no "teste".
Modelos chumbados
ACB CALOR CA10NT
ARISTON BLU CONTROL 11L NAT EU
JUNEX AQUA C 275 SEI
OLI OLICLIMA TN 11L
VAILLANT MAG mini ES/PT 11-0/1 XI H atmoMAG
COINTRA Godesia E 10P
«NM»

Sem comentários:

Enviar um comentário