segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Apresentação do livro "Poeira - sonho da liberdade"




Em Poeira, sonho da liberdade, de Victor Gomes, faz múltiplasreferências a Alpiarça em que fica claro o papel das suas gentes para o"sonho da liberdade". Um excerto:
 "...Eram famílias completas que trabalhavam de sol a sol nas terras das grandes casas agrícolas, sem outros direitos que não fossem trazer um mísero salário. Carlos distribuía entre os trabalhadores um sonho de liberdade, que todos sabiam ser dura de conquistar mas que estava nas suas mãos lutar por ela.
Naquele dia Carlos dirigiu-se ao Patacão onde tinha um encontro marcado com um pequeno grupo de Camaradas. Passou a ponte D. Luís, na Tapada subiu o tapadão e foi ladeando a maracha do Tejo até chegar à aldeia de pescadores do Patacão. Ali, perto do Tejo, uma meia dúzia de casas palafitas, abrigavam outras tantas famílias de Avieiros - pescadores do tejo - com raízes na praia de Vieira, agora também dedicados à agricultura nas searas de melão e tomate. Numa dessas casas, cujo proprietário era também membro do organismo, iria ser a reunião."

Sem comentários:

Enviar um comentário