segunda-feira, 15 de agosto de 2016

FILIPE ALMEIRANTE: Mais um alpiarcense em destaque

“Não faz sentido a existência da distinção entre a carreira de Bombeiros Municipais e Sapadores”




Porque o avô e  pai foram bombeiros, Filipe Almeirante (foto) deu seguimento à tradição da família e hoje é Adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais de Santarém depois de ter começado a actividade como voluntário no Corpo de Bombeiros de Alpiarça para seguidamente passar  para a carreira de bombeiro profissional passando pelo Bombeiros de Abrantes  e regressando  às origens e agora estar no Comando dos Bombeiros de Santarém onde vive de corpo e alma para a segurança das populações já que é este o objectivo principal dos bombeiros.


Para ser bombeiro é “preciso ter gosto”

Na longa entrevista que dá ao semanário ‘Correio do Ribatejo’ Filipe Almeirante aproveita a oportunidade e critica o sistema porque nem tudo são rosas no desempenho dos bombeiros profissionais.

“Infelizmente no nosso país existem duas carreiras na área dos bombeiros profissionais: os municipais e os sapadores. A formação, a intervenção e as competências são exactamente as mesmas, mas os escalões remuneratórios não.


 Para dar uma ideia, um Bombeiro Municipal aufere, em início de carreira um ordenado base de 550 euros. Nos Sapadores é quase o dobro, o que é injusto. É desmotivante para um Bombeiro Municipal estar nesta situação. É preciso ter gosto para estar nesta carreira. Acresce que a progressão na carreira está congelada e isto é uma injustiça enorme. Temos muita dificuldade em aguentar aqui as pessoas”.


Uma entrevista que merece ser lida no ‘Correio do Ribatejo’ de 12 de Agosto
«Fotos de Filipe Almeirante e dos Bombeiros Municipais de Santarém»

Sem comentários:

Enviar um comentário