quarta-feira, 16 de agosto de 2017

QUANDO ALPIARÇA ESTEVE QUASE A TER UMA ESTAÇÃO DE COMBOIOS



Datado de 6 de Outubro de1898 o decreto que criava  o “Relatório da Comissão” para  “Estudar o Plano da Rede Ferro-Viária” diz o seguinte: 
" Que seja feita uma via férrea reduzida que a partir da vila e concelho da Chamusca, se dirigisse para o concelho de Alpiarça e Almeirim entroncada com a linha já projectada de Santarém a Vendas Novas ".
Assim se comprova pelo documento entregue recentemente ao “Guardador” da “História da Chamusca.
Nas suas “coisas avulsas” o guardador ainda adianta que:
“Muito se tem falado sobre a Ponte João Joaquim Isidro dos Reis aqui na Chamusca (vulgo Ponte da Chamusca).
Por vezes lê-se aqui e acolá que a ponte estava preparada para que por lá passasse o comboio.
Hoje chegou ao " Guardador " este exemplar do estudo feito em 1898 para o plano ferroviário ao sul do Tejo e que se transformou em decreto a 6 de Outubro do mesmo ano.
Nas páginas 114 e 115 deste livro, este decreto diz, e passo a citar; " Que seja feita uma via férrea reduzida que a partir da vila e concelho da Chamusca, se dirigisse para o concelho de Alpiarça e Almeirim entroncada com a linha já projectada de Santarém a Vendas Novas
" fim de citação.
O estudo está na  posse do Guardador José Joaquim José Duarte Garrido o homem que sabe tudo sobre a Chamusca e que possui um enorme espólio chamusquense.

São estes homens e estas causas que nos dão a conhecer retalhos  do passado e  saber que  pouco faltou para  Alpiarça ter  uma estação de comboios.


Sem comentários:

Enviar um comentário