Datado de
6 de Outubro de1898 o decreto que criava o “Relatório
da Comissão” para “Estudar o Plano da Rede Ferro-Viária” diz
o seguinte:
"
Que seja feita uma via férrea reduzida
que a partir da vila e concelho da Chamusca, se dirigisse para o concelho de
Alpiarça e Almeirim entroncada com a linha já projectada de Santarém a Vendas
Novas ".
Assim se comprova pelo documento entregue recentemente ao “Guardador”
da “História da Chamusca.
Nas suas “coisas avulsas” o guardador ainda adianta que:
“Muito se tem falado sobre a Ponte João Joaquim Isidro dos
Reis aqui na Chamusca (vulgo Ponte da Chamusca).
Por vezes lê-se aqui e acolá que a ponte
estava preparada para que por lá passasse o comboio.
Hoje chegou ao " Guardador " este exemplar do estudo feito em 1898 para o plano ferroviário ao sul do Tejo e que se transformou em decreto a 6 de Outubro do mesmo ano.
Nas páginas 114 e 115 deste livro, este decreto diz, e passo a citar; " Que seja feita uma via férrea reduzida que a partir da vila e concelho da Chamusca, se dirigisse para o concelho de Alpiarça e Almeirim entroncada com a linha já projectada de Santarém a Vendas Novas " fim de citação.
Hoje chegou ao " Guardador " este exemplar do estudo feito em 1898 para o plano ferroviário ao sul do Tejo e que se transformou em decreto a 6 de Outubro do mesmo ano.
Nas páginas 114 e 115 deste livro, este decreto diz, e passo a citar; " Que seja feita uma via férrea reduzida que a partir da vila e concelho da Chamusca, se dirigisse para o concelho de Alpiarça e Almeirim entroncada com a linha já projectada de Santarém a Vendas Novas " fim de citação.
O
estudo está na posse do Guardador José
Joaquim José Duarte Garrido o homem que sabe tudo sobre a Chamusca e que possui
um enorme espólio chamusquense.
São estes homens e estas causas que nos dão a conhecer retalhos do passado e saber que pouco faltou para Alpiarça ter uma estação de comboios.
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