sábado, 1 de outubro de 2016

Bandeira da Associação do Registo Civil (Alpiarça )

Outubro Mês da República.
Bandeira da Associação do Registo Civil (Alpiarça )

A Associação do Registo Civil foi fundada em 1895


A laicidade do Estado, foi a motivação principal. Exigia este movimento a separação da Igreja e do Estado e que deveria ser só esse mesmo Estado a registar os nascimentos, os casamentos e os óbitos e não só a Igreja como até ali.
Esse mesmo propósito veio a tornar-se lei no dia 22 de Abril de 1911.
Anteriormente Mouzinho da Silveira a 18 de Julho de 1832 tinha dado por decreto-lei a hipótese a quem não professava a fé católica, de se registar pelo civil não tendo de recorrer a uma fé que não era a sua.
Esta nova condição de registo sofreu também grande oposição da Igreja católica que assim se via preterida no acompanhamento da vida de todos desde o seu nascimento até à morte sendo obrigatório o cumprimento de todos os sacramentos com vista a ser alcançado a vida eterna.
É aqui que a Associação do Registo Civil se empenha, dando a cada individuo a liberdade de escolher a sua religião ou simplesmente não ter religião nenhuma e usufruir de todas as regalias e deveres de cidadão em comunhão de igualdade e de livre pensamento.
Depois desta pequena explicação, aqui vos deixo a bandeira da representação de Alpiarça que estava ainda anexada a Almeirim (1895).
Saliento que esta bandeira ainda existe e existe conservada como se vê nestas fotografias.
Esta Associação viria a ser extinta pela ditadura do Estado Novo em 1938.


«Texto e foto de Joaquim  José Duarte Garrido»

Sem comentários:

Enviar um comentário