terça-feira, 6 de agosto de 2019

ATOS DE VANDALISMO E DESTRUIÇÃO EM ALPIARÇA







Apesar do esforço em melhorar e preservar os espaços públicos, que são de todos, a falta de respeito pelos bens coletivos é uma constante. A Autarquia faz tudo para manter a vila limpa e cuidada, no entanto quase diariamente deparamo-nos com situações que revelam comportamentos menos próprios.
Desde lixo deixado propositadamente fora dos contentores e que acaba espalhado pelo chão, a colchões, sofás, pneus, sanitas, televisores, móveis, ervas secas, ramos de árvores, etc... abandonados indevidamente junto de caixotes do lixo, mesmo sabendo que a Câmara dispõe de um serviço destinado a esse fim, e que é feito porta a porta gratuitamente. A vandalismo puro que vai da destruição/roubo de sinais de trânsito pondo em perigo quem circula na via pública a danos causados em edifícios da Autarquia e zonas envolventes como é o caso da Biblioteca Municipal.
Conforme as imagens publicadas, os mais recentes incidentes registaram-se na última sexta-feira junto à Albufeira dos Patudos. Onde alguém destruiu completamente as cancelas em madeira ali colocadas pela Autarquia, no sentido de evitar que alguns teimosos continuem a circular abusivamente com os carros numa zona de lazer.
Zona essa, frequentada diariamente por muitos Alpiarcenses que fazem, junto à água, os seus passeios a pé ou de bicicleta, as suas corridas ou caminhadas.

Entristece-me enquanto Alpiarcense e quero aqui demonstrar o meu profundo desagrado com tais atitudes, até porque as cancelas em causa estavam abertas, o que demonstra uma maior maldade. Este ato foi feito apenas com uma intenção, a de destruir o que é de todos e quem os pratica não pode gostar de Alpiarça.
Como têm vindo a constatar ao longo destes 10 anos, nunca foi meu hábito manifestar-me publicamente nem nunca o fiz através das redes sociais sobre qualquer situação. Contudo, acontecimentos destes tem-se repetido com alguma regularidade. A preocupação da Câmara tem sido a de fazer uma participação contra desconhecidos no posto da G.N.R. e de seguida ir rapidamente tratar de repor ou reparar os danos. Mas atos como estes demonstram um grande desrespeito por Alpiarça e pelos Alpiarcenses e têm de ser denunciadas publicamente pois não podem continuar a acontecer sem o conhecimento de todos.
Não basta sermos exigentes com os outros, temos que ser também responsáveis e exigentes com nós próprios.

Para continuarmos a ter uma Vila da qual nos podemos orgulhar, defendam-na e preservem-na porque ela é de todos Nós.
O vice presidente
Carlos Jorge Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário