terça-feira, 6 de agosto de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Outra sondagem

Por:
Rodolfo Colhe

O ponto prévio para este artigo é: não acredito 100% em sondagens, mas que elas revelam alguma coisa revelam.
A TVI pouco conhecida pela isenção lançou uma sondagem durante a passada semana (PS – 35,5%; PSD – 20,3%; BE – 14,7%; PAN – 7,9%; CDU – 5,6%; CDS- 3,3%) com valores bem distintos de outras sondagens como a lançada pelo JN a menos de 15 dias (estas grandes diferenças são a prova do quanto são falíveis as sondagens), e que convínhamos iriam mudar brutalmente o parlamento.
Há um ponto de convergência na leitura das sondagens, o CDS corre um sério risco de ter um péssimo resultado, veremos quão mau será. As lutas internas no CDS não fazem manchetes como as do PSD ou até PS quando acontece, mas elas existem e são duras, e ou muito me engano ou estas declarações sobre pagar para ocupar vagas nas universidades públicas (gostava de perceber o modelo, sinceramente) são o reflexo de uma desorientação gigantesca e de uma necessidade de reagir.
Um dos grandes vencedores seria o PAN, confesso que não simpatizo nada com o PAN, considero que são um reflexo dos erros dos partidos convencionais e não uma resposta a esses erros. Verdade é que se tivessem uma votação na casa dos 7% poderiam de certa forma marcar um pouco a agenda no parlamento principalmente se tiverem ideias concretas e realizáveis principalmente na área ambiental onde pouco ou nada tem marcado espaço. Mesmo assim, arrisco-me já a dizer que o PAN não irá eleger fora dos círculos eleitorais de Lisboa e Porto, muito por falta de razoabilidade.
Se esta sondagem fosse o resultado das eleições de dia 6 penso que a grande mudança seria a aproximação do BE ao PSD, ficando o BE mais próximo do PSD do que o PSD próximo do PS o que poderia obrigar o BE a adotar uma postura diferente mais de “partido do arco da governação”, sendo interessante perceber como se adaptariam a esse papel mais de construção do que de contestação.
O PCP, bem o PCP não se pode dizer que alguma sondagem lhe seja verdadeiramente favorável também, a queda é mais progressiva mas é uma tendência que não é nada fácil de contraditar sem mudança de discurso e de pontas de lança.
Para o PS é só mais uma sondagem onde está mais perto ou mais longe da maioria absoluta mas a vitória segundo as sondagens não é notícia.
O que todas as sondagens apontam é para uma vitória clara da esquerda sobre a direita que pode não ultrapassar 30% dos votos, e isso assusta muito a direita.
Sendo só mais uma sondagem há que pensar que o que damos por adquirido a nível político não o é e muito pode acontecer, por agora não faço projeções guardo-me para mais perto das eleições no entanto acho que as mudanças não ficam por aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário