segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Antes e Depois

Por:
Manuel Dacosta

CASA MODELO DO ALDEAMENTO AVIEIRO DO PATACÃO

- Depois das "grandes limpezas" de 2012 com o intuito de recuperar a aldeia piscatória dos avieiros de Alpiarça, esta seria a primeira casa a ser reconstruída. Na 1ª foto que data dessa altura, o mestre carpinteiro António Alfaiate, faz um apanhado do material necessário para começar a obra.

- Por falta de limpeza do dique, esta é a visão que temos 7 anos depois, da "casa modelo do aldeamento avieiro do Patacão".  Esta situação seria impensável na altura dos Guarda-Rios.
A profissão de Guarda-Rios existiu em Portugal durante quase duzentos anos e estava afecta aos Serviços de Hidráulica do Estado. Foi extinta em 1995 pelo governo do PSD de Cavaco Silva, através do Decreto-lei 143/95, de 14 de junho,
"Aos guarda-rios cabia a função polivalente de guarda, vigilância, protecção e conservação das margens, rios, ribeiros, canais, valas, diques, pontes e aquedutos, dos marcos quilométricos e higrométricos, passando pela fiscalização da extracção clandestina das areias dos rios, da pesca clandestina, do corte de árvores, situações de depósito de resíduos e de descargas de águas residuais, entre outras."

Sem comentários:

Enviar um comentário