sexta-feira, 22 de setembro de 2017

POLÍTICOS - Um Mal Necessário

Por: M. Ramos

Já alguém disse que os políticos são um mal necessário, em qualquer sociedade organizada que se preze.
Assim, teremos de os suportar alegremente pela vida fora.
E, pelos vistos, há por aí muitos seguidores.
Dizem que o que está a dar é ser político a tempo inteiro.
Qual professor, qual engenheiro, qual advogado!
Eles vão-se alternando no poder ao longo dos anos (segundo a vontade do povo, dizem eles) e lá vão arranjando uns tachitos aqui e ali para eles, para a família, para os amigos e amigos dos amigos, deixando cantar a carriça até à merecida reforma.
O tempo de contagem para a aposentação?
Então, é preciso ver que qualquer político tem uma profissão de desgaste rápido e, portanto, quanto menos tempo permanecer na atividade melhor para ele e...também para nós.
Por isso, a sua (precoce) reforma até se compreende. Doze anos de trabalho, é muito trabalho!
O esquema foi equacionado também a pensar nas vantagens e poupanças para os Hospitais Públicos, ADSE e Serviço Nacional de Saúde, pois claro. Menos tempo de trabalho, menor desgaste, menos probabilidade de doenças profissionais.
Seja como for, a política é desgastante e causadora de grandes males para estes trabalhadores. Talvez até mais desgastante do que o trabalho no deserto, no mar ou nas profundezas das minas. Daí estas medidas excecionais de proteção.
Sendo mesmo compreensível, para o intelecto do vulgar cidadão, que estes "profissionais" acumulem três e quatro reformas no final de carreira.
Coitados, deram tanto ao país que… mal parecia não serem recompensados pelo seu extraordinário esforço em prol da comunidade e da Pátria que os viu nascer. As lápides que encontramos pelas nossas ruas com os seus nomes demonstram bem a imensa gratidão do Povo. Mesmo que esses nomes, nada tenham a ver com os lugares desse mesmo Povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário