domingo, 30 de setembro de 2018

TEMPO SECO E QUENTE LEVA PROTEÇÃO CIVIL A FAZER AVISO (SÉRIO) À POPULAÇÃO


O calor está aí para durar, não deixando o outono dar o ar da sua graça. Com temperaturas acima do normal para a época e ausência de precipitação, estão reunidas as condições favoráveis ao risco de propagação rápida de incêndios, pelo menos até ao final da próxima semana.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa a população para o facto de o tempo quente e seco continuar até ao final da próxima semana, condições meteorológicas anormais para a época e que fazem aumentar o perigo de incêndio.
Na sequência da informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir deste domingo, 30 de setembro, e até ao final da próxima semana, nota a ANPC em comunicado, “assistiremos a continuação de tempo seco e quente, com temperatura em valores acima da média para esta época do ano, intensificação do vento de quadrante leste e agravamento evolutivo do risco de incêndio”.
Apesar de se ter registado nos últimos dias uma ligeira descida da temperatura, ressalva a Proteção Civil, “existe ainda grande disponibilidade do combustível florestal, fruto do período de tempo quente que o país atravessou desde o mês de agosto”. Por essa razão, e tendo em conta o quadro meteorológico, “poderá ocorrer propagação rápida de incêndios”.
Dadas as circunstâncias, a ANPC aproveita para relembrar a população que, até ao próximo dia 15 de outubro,  não é permitida a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos e a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos.
Da mesma forma que não é permito queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem e a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas. 
De sublinhar que o Governo decidiu alargar o período crítico de incêndios até ao dia 15 de outubro, dadas as condições meteorológicas anormais.
«NM»

Sem comentários:

Enviar um comentário