sexta-feira, 22 de julho de 2016

RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DOS PATUDOS

TRATAMENTO BIO-AQUA COM RESULTADOS MUITO POSITIVOS NA QUALIDADE DA MASSA DE ÁGUA



A Câmara Municipal de Alpiarça desenvolve um processo de tratamento da massa de água da Barragem dos Patudos – iniciado em Março e a terminar em Setembro –, com resultados muito positivos para a recuperação dos níveis de qualidade, a partir de um estado de “eutrofização” que se vinha a agravar desde há mais de 15 anos.
O essencial deste tratamento consiste na Bio-Augmentação "Bioaqua", um processo microbiológico com a multi-cultura de bactérias viáveis seleccionadas (não patológicas), usadas para combater o processo de eutrofização e evitar a morte de peixes.
Este tratamento tem acelerado a decomposição dos nutrientes e da matéria orgânica em excesso, reduzindo os micróbios patogénicos e produzindo vários tipos de enzimas que combatem a propagação de algas, aumentando assim o nível de oxigénio na água necessário à fauna piscícola na Barragem.
Em paralelo, e de forma complementar, os serviços municipais procederam à limpeza extensiva das margens e das linhas de água afluentes.
A significativa melhoria da água – comprovada pelas análises realizadas – é evidente, aos diversos níveis, não se tendo registado este ano quaisquer peixes mortos, mesmo no quadro das elevadas temperaturas verificadas desde final da Primavera / início do Verão.
A aplicação do tratamento está a ser realizada com o imprescindível apoio dos Bombeiros Municipais de Alpiarça e da Protecção Civil municipal.
Durante o período desta intervenção de recuperação, entre os meses de Abril e Setembro, a actividade de pesca desportiva estará suspensa na Barragem dos Patudos, como forma de assegurar uma maior eficácia ao tratamento.
Solicita-se, assim, a compreensão de todos os Alpiarcenses para esta contingência na utilização da Barragem dos Patudos, fundamental ao sucesso de uma operação que resulta num considerável esforço financeiro da autarquia, logo, de toda a comunidade.
Certo é que, com o indispensável respeito por esta necessária limitação, estarão a contribuir para a desejável RECUPERAÇÃO DE UM BEM QUE É DE TODOS – um importante BEM COM ELEVADO VALOR PATRIMONIAL, AMBIENTAL, TURÍSTICO E DESPORTIVO do concelho de Alpiarça e da região. 
«CMA»

Sem comentários:

Enviar um comentário