segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Não ao racismo

Por:
Rodolfo Colhe

Não ao racismo

Já muitas vezes, neste espaço onde há mais de dois anos me é dada a hipótese de dar a minha opinião falei sobre racismo, islamofobia, homofobia, violência, popularismo e más práticas partidárias e jornalísticas. Sinto-me portanto em condições de falar sobre o que se passou esta semana mesmo sem ter tido a oportunidade de ler todas as notícias sobre o tema mas li esta https://www.publico.pt/2018/12/17/local/reportagem/melhor-prenda-comecou-realojamento-bairro-jamaica-1855011 de 17 de dezembro de 2018 que fala sobre o processo de realojamento dos moradores deste bairro, estanho não é?
A verdade é que uma situação muito concreta e até pequena se tornou num tema de discussão nacional por via da reprodução de notícias sem grande contextualização e por uma necessidade de poder político fora do governo em ver um caso em tudo o que acontece, criando momentos de violência que talvez com a divulgação certa e sem posições desnecessárias nunca teriam ocorrido. Mas indo por partes, durante a semana li um post ou tweet de alguém que não conheço com uma mensagem similar a “dizer que Portugal é um país racista porque há alguns racistas é o mesmo que dizer que um qualquer país é um país de assassinos porque houve um homicídio”. No geral, a frase parece correta, com o senão de tentar diminuir o racismo e a discriminação em Portugal. Para mim, sem sombra de dúvidas, Portugal não é de todo um país racista mas tenho o mesmo grau de certeza que o racismo existe e condiciona a vida de muitas pessoas e isso é intolerável.
Não acho que deva avaliar a ação da PSP, não tenho dados, não vi muitas imagens e não acredito muito nas imagens que a comunicação social difunde porque já tantas vezes nos induziram em erro, apesar de tudo confio nas forças de segurança e acredito no seu trabalho, como em todas as classes profissionais há pessoas menos válidas e mais válidas e os erros acontecem, a justiça que avalie se foi o caso. Durante a semana li muitos posts pró PSP, pró forças de segurança, lembro essas pessoas que quando estão em grupos no Facebook a avisar onde estão as operações Stop que isso é condicionar o trabalho de quem tem a obrigação de fazer cumprir a lei. Devemos estar sempre com as forças da autoridade para as ajudar a fazer o seu trabalho mas também para o fiscalizar para que sejam melhores cada dia que passa.
Um dos muitos episódios tristes desta novela e dos que mais teclas fez bater foi o post do assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República e dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba, que não pode ser tolerado ou esquecido muito menos pelo seu partido e aqui o BE tem responsabilidades e deveria terminar a nomeação imediatamente. A justiça deve também agir sobre este e todos os indivíduos que usem este tipo de linguagem para com as forças da autoridade. Agora o que Mamadou Ba não pode receber em troca de uma atitude idiota é a perseguição nas ruas por parte de indivíduos que pretendem estar na vida democrática e partidária com o objetivo de terminar com ela, “mas ele estava a pedi-las”, “quem semeia ventos colhe tempestades”. E eu meus amigos que tantas vezes sou corrosivo com alguns atores políticos e forças partidárias mereço ser ofendido e levar um par de estalos por isso? Devem as Câmaras Municipais investir em sistemas para transmissão em streaming das Assembleias Municipais ou em luvas de boxe e canos de ferro? A violência não é caminho e não há desculpas para o racismo, desculpar um ato racista não é muito diferente de o cometer. Para terminar o tema espero que o assunto seja resolvido nos sítios certos e espero e acredito que a PSP tenha agido da melhor forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário