segunda-feira, 5 de março de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Agora foi de vez

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude
Socialista de Alpiarça


Agora foi de vez

Diz o ditado popular que a esperança é a ultima a morrer, para além disso o verde é a cor da esperança e o verde é uma das cores da bandeira do concelho. O povo de Alpiarça é um povo esperançoso e crente, não tanto no sentido religioso mas sim na crença de que Alpiarça tem futuro.
Mas por muita esperança que se tenha, há coisas que já não voltam atrás, e o fecho do posto dos CTT é um deles. Há muito que já o dava por certo, mantendo sempre a esperança que não acontece-se. Mas o fecho dos correios é talvez o pior exemplo nos últimos tempos com excepção claro da fábrica do leite. O fecho de estabelecimentos comerciais tem sido um hábito nas últimas semanas, uma retrosaria, uma pastelaria e um quiosque só em pouco tempo. Se juntarmos a estes fechos a enorme quantidade de casas para venda ou para alugar, já para não falar nas que estão degradadas ao ponto de um dia virem a causar uma desgraça faz-nos pensar de facto se vale a pena a crença. Pessoalmente, tenho e sempre terei crença em Alpiarça pois conheço as qualidades não só da Vila como das suas pessoas, mas ou se cria um caminho ou então nesse caso Alpiarça vai desaparecendo aos poucos reduzindo a sua população e a sua actividade até se tornar pouco mais que um dormitório, e pequeno. Se perdemos comércio, serviços e grandes empregadores e não evoluímos em nenhum nível, e ainda por cima aumentamos o IMI para valores aumentando significativamente o valor a pagar pelos proprietários, como iremos manter a nossa população e atrair pessoas? As condições naturais não chegam de todo. A generalidade dos pontos que necessitam de ser alterados só o podem ser através de um compromisso entre os vários partidos mas para isso seria necessário uma total mudança de mentalidades que me parece neste momento muito difícil, mas alguém tem de tomar a iniciativa. A verdade é que existem pessoas nos vários partidos, e não só, também pessoas sem ligação partidária mas de provas dadas que estão disponíveis para ajudar. Inclusivamente, e como é sabido os próprios funcionários da CMA não estão aproveitados ao máximo. Muitos de nos gostaríamos de ajudar.
O dinheiro ou neste caso a falta dele também deve deixar de ser desculpa para a falta de iniciativas de todo o tipo até porque a imaginação e o bom gosto conseguem muitas e muitas vezes minimizar a falta de verba e os exemplos são muitos no nosso distrito, e neste fim-de-semana tivemos mais de que um exemplo disso. Falo da Feiras das Sopas e do Arroz Doce em Coruche (um concelho que é um bom exemplo de iniciativas interessantes e diversificadas sendo que neste caso em concreto a iniciativa não é da autarquia mas é apoiada por ela) e o Festival do Cogumelo na União das Freguesias de Parreira e Chouto que tive o prazer de visitar. Um espaço relativamente pequeno mas com muita gente, boas refeições a preços agradáveis e cogumelos a preços acessíveis, uma iniciativa bastante interessante que atrai pessoas (de Alpiarça vi uma quantas). Custos, esta iniciativa de certeza que as tem, claro, mas movimenta e portanto une a população.
Os problemas de Alpiarça são bem superiores, a gritante falta de iniciativas culturais, gastronómicas e desportivas mas sem essas iniciativas ninguém vive.

Sem comentários:

Enviar um comentário