segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Portugal no caminho certo

Por:
Rodolfo Colhe

Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


Portugal no caminho certo

As expressões populares imortalizadas pelo tempo possuem um grande fundo de verdade, entre as muitas que existem, sejam de âmbito mais local ou nacional e a expressão “pela boca morre o peixe” é, sem dúvida, das que menos dúvidas levantam em relação a sua veracidade.
E pela sua boca não morreram, esperamos, mas caíram em descrédito aqueles que na sua tentativa de criticar tudo o que esteja relacionado com o actual governo criticaram e levantaram milhentas dúvidas sobre a captação de investimento para Portugal. Ninguém investe num país gerido por comunistas e bloquistas, diziam alguns comentadores e políticos anti-partidos de esquerda (eu não nutro nenhum tipo de simpatia pelos partidos de direita nem pela generalidade dos seus actores políticos, mas compreendo a sua utilidade e necessidade da sua existência para o funcionamento da democracia). Após isso, a crítica tornou-se mais generalizada e o ódio recanalizado para o Web Summit, passando os mesmos comentadores politizados a colocar em causa se não seria apenas um show de vaidades? Que importância real tinham as startup, se a maioria não consegue sobreviver? O que importa são as grandes empresas diziam eles. Mas eis que afinal e para além de todo o investimento que tem sido feito no nosso país, é a vez de a Google vir para Portugal, criando 500 vagas de emprego directo. Alguns jornais e jornalecos on-line lançaram logo notícias com base em outro jornalista, avançando que seria apenas um call center, como se não fosse também positivo. Para dar mais força a esta informação, foi tornada pública a possibilidade de a Amazon montar também em Portugal e desta vez no Porto uma unidade.
É de todo importante a vinda de grandes empresas da área tecnológica para o nosso país, não só pela criação de vagas de trabalho qualificado directo e indirecto, sendo que esse trabalho indirecto pode mesmo ser criado por empresas portuguesas, por exemplo startups, mas é principalmente porque Portugal necessita dessa evolução tecnológica que a presença dessas grandes empresas pode facilitar. Hoje em dia poucas pessoas em idade activa se podem considerar 100% info-excluidos, seja por obrigação laboral ou pura e simplesmente porque as tecnologias são importantíssimas no estilo de vida que hoje vivemos. Os exageros no uso das tecnologias existem e são cada vez mais perigosos, no entanto é quase impossível “sobreviver” sem elas. Se ao invés de falar em pessoas a título individual nos referirmos a um país, então nesse caso o baixo uso ou mau uso das tecnologias é sinónimo de se tratar de um país de baixo índice social.
Como português fico muito feliz com a vinda de grandes empresas tecnológicas para o nosso país, como militante do partido socialista fico duplamente feliz pois o governo mostra estar no caminho certo, seja em Lisboa, no Porto ou em Faro que cada vez chegue mais empresas de renome a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário