quinta-feira, 13 de julho de 2017

SECA OBRIGA A PLANO DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA


Águas do Ribatejo apela aos consumidores para o uso eficiente de modo a garantir abastecimento
ÁGUAS DO RIBATEJO é responsável pelo abastecimento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
Trabalhamos diariamente para garantir um serviço de eficiente e seguro, monitorizando todos os parâmetros de qualidade, a quantidade de água produzida e as perdas de água.
Vivemos neste momento um período de seca que nos obriga a implentar um plano de contenção e redução dos consumos em vários locais deste universo de 2340 km 2 e 150 mil consumidores que servimos.
Considerando:
  1. AResolução do Conselho de Ministros nº 80/2017 de 7 de junho de 2017, onde é patente a constatação da existência de períodos de seca, o seu impacto nas disponibilidades hídricas e o seu possível agravamento com o efeitos das alterações climáticas.
  2. A missão da Águas do Ribatejo de fornecer com qualidade e quantidade água às populações dos municípios que a integram, respeitando o meio ambiente e protegendo o recurso água no seu meio natural;
  3. A presente situação de persistência de temperaturas elevadas e ausência de precipitação que se verifica nos municípios onde a AR atua como entidade de gestora;
  4. Todas as previsões conhecidas que apontam para um futuro com ondas de calor por períodos mais longos;
  5. A sobre-exploração das águas subterrâneas em todas as suas utilizações, que altera a qualidade das águas captadas.
Confrontada com consumos muito acima dos normais e aceitáveis em vários sistemas, o Conselho de Administração da AR decidiu intensificar as campanhas de sensibilização para o uso eficiente da água evitando qualquer tipo de desperdício e limitando o consumo ao estritamente necessário nos períodos de mais calor.
Nesse sentido apelamos às autarquias, instituições, industrias, comércio e consumidores domésticos que adotem as seguintes medidas de contenção dos consumos:

  1. Evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor.
  2. Evitar encher piscinas com água da rede pública e se o fizerem que seja durante a madrugada.
  3. Optar por duches rápidos em vez de banhos de banheira
  4. Verificar a existência de roturas ou fugas de água com regularidade.
  5. Substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água.
A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional.
A incerteza e imprevisibilidade da seca e dos seus impactos justificam que se dedique uma atenção permanente a este fenómeno e não apenas uma atuação reativa a situações extremas.
Se todos assumirmos comportamentos responsáveis os sistemas estão preparados para garantir o abastecimento sem constrangimentos nem suspensões no abastecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário