quinta-feira, 14 de maio de 2020

MUNICÍPIO E FREGUESIA DE ALPIARÇA – UMA RESPOSTA INCANSÁVEL E EMPENHADA NA CONTENÇÃO E COMBATE À PANDEMIA E NO APOIO À POPULAÇÃO


Nos últimos dias temos visto um grande apoio popular ao trabalho do Município e da Freguesia, dos seus eleitos e trabalhadores. Os trabalhadores das autarquias locais de Alpiarça têm-se mostrado incansáveis na prestação de serviços públicos aos seus concidadãos, numa resposta corajosa e empenhada em prol da população.
O Presidente da Câmara Municipal, os Vereadores, a Presidente da Junta de Freguesia e outros eleitos, têm também estado nos seus postos de trabalho, na linha da frente ao combate à pandemia do covid 19.

Curiosamente, ou talvez não, temos também assistido nas redes sociais a alguns ataques abjetos e despropositados ao trabalho realizado. São 2 ou 3 pessoas, que arrastam mais algumas, poucas, que não mostram estar muito preocupadas com os efeitos nefastos da pandemia, mas sim com a resposta que as autarquias de Alpiarça estão a dar a este problema.
São pessoas que não mostram estar muito preocupadas se o covid afeta a saúde dos alpiarcenses, se afasta famílias, se prejudica o comércio ou a industria ou a agricultura, se cria problemas aos nossos empresários.
Não, essas pessoas não mostram estar muito preocupadas com isso.
Estão sim preocupadas quando os membros do Executivo da Câmara ou da Junta aparecem junto dos munícipes ou das instituições, no cumprimento da sua missão de acompanhar o evoluir da situação pandémica, ou a entregar equipamentos de proteção para prevenir a pandemia, ou ainda quando participam diretamente em ações de combate ao vírus.
Também estão preocupadas quando membros do Executivo aparecem junto das obras que se realizam no concelho, como se não houvesse um trabalho do Município para que elas se realizem e concretizem. Também neste caso não mostram qualquer satisfação pelos benefícios para a população, mas sim com o facto dos eleitos acompanharem de perto estas obras.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, sempre em contacto e em colaboração estreita com outras instituições regionais e nacionais, têm tomado as medidas adequadas para procurar conter este surto.
Têm apoiado quem mais precisa e quem, pelo facto de estar isolado, está mais dependente, através dos serviços sociais e de educação;
têm apoiado as nossas instituições de idosos, a Fundação José Relvas e a ARPICA, das formas mais diversas;

> têm procedido, regularmente, à higienização e desinfeção dos espaços públicos, e no inicio da pandemia foi feita uma desinfeção em todo o concelho, com o apoio dos nossos agricultores, de muitos voluntários e da proteção civil;
> têm informado, responsavelmente, os cidadãos sobre o evoluir da situação;
> têm acompanhado diariamente os munícipes que foram infetados com covid 19;
> foi criado um Centro de Acolhimento (resposta de segunda linha), no Pavilhão da Escola EB 2,3 S de José Relvas, em caso de necessidade;
> foram criados diversos serviços on-line: na Biblioteca, na CAF, na Casa dos Patudos, no Desporto;
> têm sido distribuídas refeições para os alunos mais carenciados;
> foram aprovadas isenções de pagamento de taxas dos espaços comerciais, propriedade da CMA;
> foram aprovadas isenções de pagamento para as rendas de habitação social, das casas propriedade do Município;
> foram aprovadas isenções de pagamento das bancas e lojas do Mercado Municipal;
> foram estabelecidas isenções de pagamento de serviços das Águas do Ribatejo e da Ecolezíria, que podem ir até 100%;
> foram adquiridos pela Câmara Municipal de Alpiarça e por todos os outros municípios que integram a CIMLT, ventiladores que foram oferecidos ao Hospital Distrital de Santarém e testes de despistagem para utentes e funcionários dos Lares de Idosos;
> foram cedidos computadores e ligações à Internet a alunos do Agrupamento de Escolas;
> foram oferecidas 3.000 máscaras de proteção individual à Fundação José Relvas e à ARPICA, bem como viseiras, também distribuídas aos profissionais de saúde;
> foram lavados e desinfetados todos os contentores de lixo do concelho.

Este tem sido um trabalho constante, exigente, mas feito com o objetivo na prevenção da saúde de cada um e de criar condições de segurança à nossa população, trabalho que tem reunindo um grande consenso junto dos nossos munícipes.
É isto que se exige de pessoas responsáveis, como são os nossos autarcas.
Tudo o mais são ruídos de gente que nada faz e que apenas sabe criticar o trabalho de quem procura dar o seu melhor em prol da população de Alpiarça.
«Fonte: CDU/Alpiarça»

Sem comentários:

Enviar um comentário