terça-feira, 3 de setembro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Faltam 5 semanas

Por:
Rodolfo Colhe

Faltam 5 semanas

Quando faltam 5 semanas para as eleições, dentro dos partidos habituais no parlamento a campanha terá claramente dois sentidos, o PS a lutar pela maioria absoluta sem fazer disso palavra de ordem e PSD, CDS, BE e PCP a tentarem evitar que o PS o consiga, assumindo que é a maioria absoluta o grande objetivo do PS.
Já o disse várias vezes, todos os partidos querem todos os votos e portanto todos os partidos querem a maioria absoluta, no entanto, infelizmente concordo com António Costa quando diz que os portugueses desconfiam das maiorias absolutas, e por isso ninguém as vai pedir.
A minha questão é simples as únicas armas de batalha da direita são o não ao socialismo e o não à maioria absoluta? O BE vai passar a campanha a tentar evitar a flutuação de votos para o PS, esquecendo-se do PAN?
No dia a seguir às eleições todos os derrotados afirmarão que a abstenção é o grande vencedor, que os políticos não são credíveis e que há que mudar o paradigma atual, no entanto o que fazem durante a campanha e pré-campanha esses partidos para chegar a quem não pensa votar? Não seria este o momento certo para tentar aproximar as pessoas da política? Parece-me óbvio que sim, tanto quanto me parece óbvio que não vai acontecer.
O tom dos debates, e as ideias apresentadas vão convencer quem geralmente não vota? Essas questões são importantíssimas e devem ser preparadas em consciência, porque depois falar já de pouco vale. Não se trate de apelar ao voto, isso todos o fazem, trata-se de adequar a comunicação e de apresentar propostas concretas. Sinceramente parece-me que a mera desconstrução de algumas propostas produziria maiores efeitos do que as propostas em bruto.
Neste campo quem mais pode triunfar é o PAN atraindo nos meio urbanos e mais favorecidos jovens eleitores tendencialmente afastados da política.
Veremos com o tempo se alguém foi a tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário