terça-feira, 10 de setembro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: 1 mês para as eleições

Por:
Rodolfo Colhe



1 mês para as eleições

Não tive oportunidade de ouvir atentamente todos os debates e entrevistas televisivas com os principais candidatos, mas a minha grande conclusão não é mais do que a confirmação de uma certeza, António Costa dá 10 a 0 aos outros candidatos com quem até agora se debateu.
A questão nem passa por ser melhor orador, nem da sua capacidade em nunca perder a calma, já nem se quer se trata de aparentemente só o PS ter um programa eleitoral que é um programa de governo, trata-se sim do teor das propostas e da sua razão de ser, e destaco duas premissas, contas certas e melhoria da qualidade de vida dos portugueses. Há um raciocínio que é rápido e fácil, só há um partido a pensar o presente e o futuro de Portugal e esse partido é o Partido socialista. Ora vejamos, o partido que pode vencer eleições e que pode inclusive chegar a maioria absoluta é o que assume que não há dinheiro para tudo, é o partido que assume que muitas das medidas necessitam de apoio em sede de concertação social e de apoio dos sindicatos mas é o único partido que assume que são necessários consensos com os outros partidos em determinadas áreas estruturais do nosso país.
Tendo eu interesse em todos os debates dos até agora realizados tinha imensa curiosidade no frente a frente entre Assunção Cristas e Rui Rio e entre António Costa e Catarina Martins, e o primeiro dos dois foi para mim a prova de que a líder do CDS está longe de estar pronta para ser primeira-ministra mas bem longe, já Rui Rio cada vez mais me parece que é tecnicamente melhor do que a líder do CDS mas não tem o resto e está completamente fora do contexto da política atual.

No debate entre António Costa e Catarina Martins confesso que achei a líder do BE melhor preparada do que anteriormente, ainda assim, “é chato” quando falamos da falta de números do programa eleitoral do PS e depois ser confrontada com valores absolutamente irrealistas no seu programa.
Até agora apesar de António Costa ter estado muito mais seguro ninguém ganhou nem perdeu nada de significativo nestes debates no que diz respeito aos resultados eleitorais, o que favorece quem vai à frente.
Rui Oliveira e Costa escreve no Público durante a passada semana que o PS precisa de 39% dos votos para atingir a maioria absoluta, posteriormente sai uma sondagem da Eurosondagem que coloca o PS à frente com 38,1%. Irão os próximos debates encurtar a distância para a maioria ou faze-la aumentar? Ou ficará tudo na mesma? Vamos aguardar mas acredito que António Costa vai vencer os debates com a direita.
Uma palavra de regozijo pela vinda dos candidatos do PS pelo Circulo eleitoral de Santarém à Alpiagra, espero sinceramente que Alpiarça não fique de fora dos grandes momentos de decisão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário