segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Devaneios de verão

Por:
Rodolfo Colhe


Numa semana em que a Amazónia está a arder, em que a direita acusa o PS de defender os patrões e em que o debate político e ideológico quase se cinge a casas de banho, parecia que era impossível piorar, mas piorou.
Confesso que quando ouvi falar no museu Salazar pensei que seriam notícias de páginas de fake news ou então alguma proposta eleitoral do PNR ou um bitaite lançado pela Nova Ordem Social, mas afinal há uma ponta de verdade no que foi dito.
Não sou a favor de que a História seja apagada, António de Oliveira Salazar existiu e foi um ditador, e isso nunca deve ser esquecido, foi um indivíduo que condenou os portugueses à miséria e à guerra, um fascista que não olhava a meios para criar uma sociedade sem futuro risonho para quem não nascia com ele já escrito, o país de uma sardinha para uma família. Os racistas de hoje pensarão que pelo menos não havia cá essa treta dos negros, magrebinos e asiáticos. É óbvio que não, quem fugiria de uma miséria para outra?
Não discordo por exemplo que a casa onde Salazar nasceu seja aberta ao público, se por ventura existir informação sobre o seu crescimento que seja compilada e apresentada, numa ótica de como cresceu o monstro. Se a ideia for desmistificar que o homem não foi um estadista mas sim um ditador, então que se crie o museu, “a verdade sobre o maior mentiroso da história do nosso país”, poderia ser esse o mote. Se a ideia é enaltecer um ditador então teríamos errado em grande parte daquilo que fizemos ao longo destes 45 anos.
As evidências sobre a criação deste museu são baixas segundo o jornal Expresso e a CM de Santa Comba Dão nega a criação do "Museu Salazar" mas fala na criação de uma rede de Centros Interpretativos de História e Memória Política da Primeira República e do Estado Novo, o que dependendo do conteúdo poderia até ser interessante. Até aqui nada de muito grave aconteceu, no entanto eles andam aí e segundo a mesma fonte “foi criada a petição chamada “Museu Salazar, Sim”, que já tem mais de 9 mil subscritores”. Os fascistas andam aí e há que impedir que minem a democracia, principalmente que a minem por dentro.
Até prova em contrário e enquanto quiser perceber melhor o que é viver sem democracia visito o Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche.

Sem comentários:

Enviar um comentário