segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Radicalismos não

Por:
Rodolfo Colhe



Radicalismos não


Se há coisa que me parece de todo importante é sem dúvida a aceitação das diferenças sejam elas de que tipo for, de opinião, de religião, sexual ou simplesmente de cor partidária. Todas essas diferenças devem ser respeitadas até se tornarem radicalistas e aí perdem o respeito da maioria.
Os exemplos de radicalismo chegam de várias formas vindos de diferentes quadrantes, uns dão apenas vontade de rir outros preocupam bastante mais e merecem ser combatidos.
Esta semana a grande maioria dos meios de comunicação pelo menos os online passaram a notícia de uma associação supostamente relevante na proteção dos animais, a PETA, que pretende que sejam alterados ditados populares que consideram ser “ofensivos” tendo a comunicação social dado principal destaque á troca "pegar o touro pelos cornos" por "pegar as flores pelos espinhos" ou "matar dois coelhos de uma cajadada" por "alimentar dois coelhos com uma queijada". Na minha opinião acho ridículo não só por estes ditados nada terem que ver com agressão a animais mas principalmente por alguém achar que pode alterar ditados com dezenas ou até centenas de anos por não concordar com eles.
No sábado o semanário Expresso informa que o PAN aderiu de alguma forma á campanha e pretende retirar os animais dos provérbios. Com todo o respeito que todos os partidos democráticos merecem, o PAN já está a passar os limites do populismo. Veremos como isso se repercute nas urnas.
Este não será certamente o grande mal do mundo no entanto é, sem dúvida, uma chegada ao extremo que trará do lado contrário posições igualmente extremadas, como tem sido visível nas caixas de comentários das diferentes notícias divulgadas. O facto de achar isto ridículo não me dá o direito de ofender quem o defende, dá-me sim material para contestar e argumentar contra algo com o qual não concordo.
Esta notícia numa escala de 0 a 20 não merece da minha parte mais do que 4 numa escala de atenção, mas o que disse é para mim válido para qualquer radicalismo, desde aqueles que dão vontade de rir aqueles que são verdadeiramente perigosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário