terça-feira, 4 de dezembro de 2018

ALPIARÇA: UMA TERRA DE TURISMO




O SONHO DA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO DE VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DE ALPIARÇA

Estive quase três horas a ver e ouvir a apresentação do “Plano de Valorização Turística de Alpiarça” que a Câmara  levou a efeito hoje no Auditório da Biblioteca Municipal de Alpiarça.

Gostei do vi e ouvi.

Mas…

Um plano que visa a valorização do património cultural e turismo do concelho  que deverá ser feito em articulação com outros concelhos da Lezíria do Tejo já que nos falta meios para que possamos ter a nossa identidade própria.

Seja como for se o plano fosse por diante muito mudaria em Alpiarça e digo se o “plano fosse por diante” porque não acredito que alguma vez se concretize na forma em como foi apresentado e muito menos nos “dozes anos de validade” do dito.

Como disse a minha colega de bancada: “Deus queira que se realize”.

Só que Deus não vai querer porque será aos homens do burgo que competirá a concretização do plano.

E onde estão os homens ou a comunidade alpiarcense para que participe nas ideias apresentadas?

Sem esta comunidade,

Sem empresários,

 Sem homens com ideias,

 Sem estruturas de apoio,

Sem comércio,

 Sem alojamentos,

Sem gastronomia local,

Sem investidores,

Sem nada…de nada… e com a população a diminuir…

Às vezes quando anúncio que “Alpiarça é a terra mais linda do mundo” ou  convido  os meus leitores  a virem até à vila saborear o melhor que tem, mostrando o que era “tradição” pergunto a mim mesmo:

“Onde estão estes mimos;

Onde estão estes pratos e esta doçaria tipicamente alpiarcense?”

Em lado nenhum!

Mas ao mesmo tempo sinto-me feliz comigo próprio porque dou a conhecer aos quatro cantos do mundo que a minha terra é a melhor do mundo.

Resta-nos e, em face do apresentado, encostar-nos aos concelhos vizinhos virados para o Sul e vivermos à sombra dos mesmos.

Até na apresentação do “Plano de Valorização Turística de Alpiarça” a comunidade ligada ao turismo e restauração esteve praticamente ausente.

Contavam-se pelos dedos de uma mão os que lá estavam.

Seja como for está de parabéns a autarquia pelo plano que “encomendou” e que nos apresentou.

Não estou a ser pessimista mas realista porque conheço - como conheço as palmas das minhas mãos -  a minha terra e a gente que dela  toma conta e porque sei que este plano não passará de uma ideia que me fez sonhar durante todo o tempo que lá estive.

Como disse a minha colega de bancada: “ Queira Deus que se realize…”

Sem comentários:

Enviar um comentário