quarta-feira, 27 de junho de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Onde para o verão?


Por: Rodolfo Colhe  


O verão já começou e não da melhor forma pelo menos pela meteorologia, que pode estar a colocar em causa meloais, melanciais, milho e vinhas (entre outros), produtos que em muito contribuem para a economia da nossa zona e que ainda empregam muitas pessoas e espero sinceramente que estes dias não tragam prejuízos graves.

Não é apenas pela instabilidade do tempo que não se percebe a chegada do verão em Alpiarça, afinal consultando a página da Câmara Municipal de Alpiarça há alguma dificuldade em encontrar alguma iniciativa de Verão.

A nível desportivo a CMA está longe de ser activa durante todo o ano, limitando-se a fazer pouco mais do que apoiar logisticamente as não muitas actividades organizadas por outras entidades, não dando sequer grande apoio técnico a alguma iniciativa. No verão era de esperar que esta tendência se invertesse e fossem organizadas iniciativas desportivas condizentes com a época fossem elas de lazer ou de competição. Se o executivo considera que as águas da barragem estão em plenas condições porque não organiza passeios de kayak, gaivota ou paddle surf. Porque não organiza aulas de fitness ao fim de semana ou não volta a organizar um torneio de alguma das variantes do futebol? Não é demasiado difícil, não é demasiado dispendioso e o risco é mínimo, então porque não fazer?

A nível cultural idem, exceptuando os dois certames anuais, a CMA teima em não apresentar actividades para esta época do ano ou quando o faz divulga mal e em cima do acontecimento. Apesar de ser ainda um jovem, ainda me recordo bem dos espetáculos musicais durante o verão onde se reuniam mais de uma centena de pessoas. Nos últimos tempos por via de más opções e de péssima divulgação sempre que existe, nunca o número de pessoas a assistir é similar ao que já foi. Mas não existe necessidade de nos cingirmos a actividades musicais ou afins, porque actividades gastronómicas, festivas ou ligadas a uma qualquer bebida por exemplo de uma Festa da Cerveja ou um fim-de-semana de provas vínicas. Exista imaginação e vontade de fazer e tudo pode acontecer, agora se a imaginação for pouca e a vontade ainda menos, bem nesse caso então será difícil.

Espero estar a falar cedo demais. Já começa a ser tarde para que isso aconteça, espero também que o executivo municipal ouça as propostas que tanto eu como outros cidadãos vão dando e que tenha abertura para as colocar em pratica.

Sem comentários:

Enviar um comentário