quinta-feira, 12 de abril de 2018

DEZ MUNICÍPIOS DO DISTRITO DE SANTARÉM ENTRE OS 100 MAIS TRANSPARENTES DO PAÍS


Nenhum município do distrito de Santarém conseguiu chegar aos dez primeiros lugares do ranking da transparência municipal, que avalia a informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios do país.
Salvaterra de Magos, em 18.º, é o município do distrito melhor classificado no índice da transparência municipal, tendo subido 53 lugares em relação ao ano passado. Os concelhos do distrito mais transparentes são a Golegã (22.º), Cartaxo (33.º), Torres Novas 36.º) e Entroncamento (50.º). Alpiarça (65.º), Azambuja (78.º), Constância (83.º), Santarém (87.º) e Abrantes (93.º) são os restantes municípios do distrito classificados entre os primeiros 100 da lista que avalia dezenas de indicadores em sete áreas sobre as quais os municípios são obrigados a prestar informação de interesse público.
Constância subiu 33 lugares nesta lista, sendo o que melhorou mais neste índice da transparência municipal, seguido do Entroncamento que conquistou 25 lugares e está agora em 50.º lugar nacional. Alpiarça trepou 11 lugares, sendo o 65.º. Santarém somou 61,54 pontos no índice de transparência e sobe oito lugares, para a 87.ª posição no ranking nacional. E dos restantes concelhos do distrito só mais 
Torres Novas melhorou, com a subida de um lugar no índice da transparência municipal.
O Índice de Transparência Municipal foi elaborado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados. Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas:
A – Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município (18 indicadores);
B – Planos e Relatórios (13 indicadores);
C – Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos (5 Indicadores);
D – Relação com a sociedade (8 indicadores);
E – Transparência na Contratação Pública (10 Indicadores);
F – Transparência Económico Financeira (12 indicadores);
G – Transparência na área do urbanismo (10 indicadores).
«Fonte:http://www.oribatejo.pt/2018/04/12/78592/»

Sem comentários:

Enviar um comentário