segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Contradições gritantes

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Contradições gritantes

A cada dia que passa se torna mais difícil para mim ficar indignado com determinadas capas de jornais de tiragem nacional, em grande parte porque dia após dia encontram algo mais descabido do que no dia anterior, mas principalmente porque a credibilidade dos diferentes jornais é cada vez menor, não existindo, neste momento, um jornal a quem a maioria dos portugueses dê credibilidade total. No último sábado dia 13 tivemos um exemplo claro de falta de credibilidade, o Semanário Expresso faz uma chamada de capa sobre a relação da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, classificando-as como “Eternas Rivais”. Já o Semanário Sol faz uma chamada de capa sobre a mesma relação classificando-as como amigas, falando sobre um “Acordo de Amigas”. Dois Semanários, duas notícias absolutamente antagónicas, e é preciso referenciar que não estamos a falar de uma opinião ou até análise de um tema, estamos a falar da relação entre duas pessoas que ainda por cima já se cruzaram pessoalmente em diferentes circunstâncias. Se são amigas ou rivais ou nenhuma das duas não sei, mas é mais um momento muito infeliz do jornalismo português. Como ouvi ontem um comentário na Comissão Nacional do PS, “Mas será que mesmo não vendendo jornais (as vendas são baixas como se sabem) eles continuam a achar que precisam de inventar mentiras e falar de desgraças para vender?”. A questão mesmo que apresentada de forma irónica, é de todo pertinente e na minha opinião verdadeira, o que nos leva para outra questão que é, para quando uma mudança de atitude?
Mas esta contra-informação não é apenas relativa a questões nacionais, mas também locais, e o caso dos CTT de Alpiarça é demonstrativo disso com notícias que dão conta do impasse nas negociações e notícias de que tudo se irá arranjar. Notícias há muitas, mas as verdades muitas vezes ficam por contar.
Os jornais bem como outros meios de comunicação estão completamente rendidos às mentiras e escândalos, para além de, por vezes, servirem a determinados interesses e agendas políticas, deixando de ser confiáveis. Ainda estou crente que o jornalismo português se possa alterar e voltar à qualidade que já teve outrora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário