sábado, 2 de abril de 2016

Mensagem Conjunta do Presidente da Direcção e da Presidente da AG da Associação FIFCA2016

 A todos que nos visitam dos vários continentes presentes na 5ª Edição do FIFCA 2016 Welcome! 


Sejam bem-vindos! Fernando Pessoa, esse ilustre poeta, escreveu:
 "Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"
 Esta é uma prova de que ele tinha toda a razão!... Por uma maior diversidade cultural, constituímo-nos como Associação FIFCA - Festival Internacional F. Culturas e Artes. 
A partir desta V edição, o FIFCA - Festival Internacional F. Culturas e Artes, é organizado por uma nova associação autónoma, constituída para o efeito, ficando subordinada às orientações dos seus associados. 
A “Associação Festival Internacional F. Culturas e Artes”. 
Com corpos sociais autónomos, esta é a mais nova associação do concelho de Almeirim, que vem responder a novas necessidades culturais, que ainda não estavam satisfeitas e revela este Festival como entidade dinamizadora de outras actividades culturais e desportivas. 
A partir de 2016, uma outra grande novidade é o facto de o FIFCA ter alargado o seu âmbito a mais segmentos culturais, para além da área do folclore, denominados por Artes e Cultura, que passarão a responder à vontade de outras práticas artísticas e de acção culturais no concelho de Almeirim e na região da charneca ribatejana.
 Assim, o FIFCA passa a ser o momento de diversidade da actividade cultural nesta região do distrito de Santarém. 
Por outro lado, esta iniciativa mantém e, ainda, alarga o seu âmbito de influência geográfica às parcerias com os concelhos vizinhos, constituindo-se como um evento de características regionais com incidência na charneca ribatejana (Alpiarça, Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos), mas também para outros concelhos do Distrito (Tomar e Santarém).
Reafirma-se assim esta capacidade do FIFCA aproveitar as suas potencialidades e multiplicá-las por outras geografias, através das suas extensões culturais. 
Também pela primeira vez, o Festival desenvolve-se com base em 5 linhas de actividades culturais autónomas, que vêm dar cumprimento aos desejos e interesses de novos públicos e de outras áreas criativas do concelho que pretendem envolver as suas actividades à volta desta âncora da Cultura e das Artes, nesta altura do ano, em Almeirim: Festival Internacional de Folclore; Exposições de Folclore, Artes Plásticas e Design; Projecto “Route 118” Arte Urbana FIFCA, Teatro; Artistas de Rua; Coros; Orfeões, Concertos Musicais, Festivais de bandas amadores da região; a mudança para uma dimensão mais abrangente com a tentativa de introdução de uma banda de maior relevo, e uma figura pública que apadrinha este novo modelo FIFCA, dando o rosto em defesa das culturas e artes, com outras Actividades Complementares. 


O lema “O Mundo Aqui Tão Perto” descreve bem o espírito de um evento onde o colorido dos trajes e os movimentos das danças não se confinam aos palcos e invadem o espaço público e as ruas das freguesias, misturando-se com as populações e criando laços de afinidade com povos de outras paragens. 
“O festival é um sonho que tornámos realidade graças ao trabalho e à dedicação das centenas dos chamados invisíveis. 
“Voluntários” que fazem com que ele seja possível de realizar”, nunca será demais um agradecimento especial a todos os que se envolvem na sua organização, não esquecendo os parceiros através das Juntas de Freguesia e Ranchos do Concelho e os novos parceiros dos municípios limítrofes de Alpiarça – Benavente – Coruche- Salvaterra de Magos e Tomar, bem como a todas as instituições financeiras, militares, culturais, recreativas, de solidariedade social, agrupamentos de escolas, particulares, pequenas médias e grandes empresas, que contribuírem através de géneros ou apoios diversos, tornando possíveis as condições ideais, para voltarmos a ser durante oito dias o centro do Mundo, num período simbólico que jamais deverá ser esquecido os 42 anos da revolução dos cravos, que nos permite hoje “Celebrar a LIBERDADE”
 Como é objectivo desde início, o FIFCA decorre sob o signo da Liberdade, uma vez que é realizado durante as comemorações do 25 de Abril de 1974 (42 anos) e estende-se a todos os concelhos, nos dias 24 e 25, como Festa da Liberdade, sendo o seu logótipo o símbolo duma flor, associado também à efeméride Voltamos a destacar a criação de novas Menções Honrosas, Manuel Delfina Neves, António Branco dos Santos (Anão), António Mendes, João Moreira, Dr. António Cláudio, que se juntam á menção honrosa José de Jesus – “o pintor sem braços”, que a Associação FIFCA deliberou instituir para homenagear varias personalidades que merecem ser recordadas, tendo em conta os serviços culturais e artísticos e outros de relevo que prestaram no concelho de Almeirim.
 O FIFCA apresenta três exposições temáticas: "O Mundo Aqui Tão Perto", Exposição de imagens dos Índios Guaranis (Brasil), tiradas por José Peixe, fotojornalista natural de (Glória do Ribatejo) complementada pela exposição de trajes do Mundo (" O Mundo aqui tão Perto") a qual serve de base ao Museu do Traje Internacional e Nacional, que decorre de 16 a 30 Abril, na galeria Municipal de Almeirim. Para além das exposições habituais de temas ligados à temática folclórica, nesta edição o Festival abre-se o campo a outras subáreas artísticas: - Exposição de pintura que se baseia na diversidade apresentada pelo FIFCA - Maria Nélia Castelo, na Casa Museu dos Patudos em Alpiarça de 18 de Abril a 18 Maio. - Exposição Mostra de Arte & Design – de Frederico Ferreira (Almeirim) De 16 Abril a 30 Abril, patente na Biblioteca Municipal de Almeirim. - Concurso de Fotografia FIFCA 2016, para os trabalhos realizados por todos os fotógrafos, que tem por finalidade a promoção da Fotografia artística durante o Festival
 Este é um dos maiores eventos realizados em Almeirim, o festival é um sucesso que valorizou bastante todas as formas de cultura e artes que existem no concelho e projectou a imagem de Almeirim de uma forma bastante positiva no Mundo. 


Para o concelho de Almeirim, é uma forma natural de afirmar a sua identidade fortemente marcada pelas tradições culturais e etnográficas, associando a nossa gastronomia tão rica e variada a este tipo de eventos, com os nossos vinhos a serem reconhecidos internacionalmente.
 Ao público em geral o agradecimento pela forma excepcional no apoio a este evento cultural criado a pensar em todas as gerações. 
Esperamos que nos brindem com a vossa presença nos locais onde decorrem as actividades desta edição, que venham para a rua celebrar os 42 anos do 25 de Abril e da liberdade, porque essa ainda não nos conseguiram tirar. 
Aos nossos filhos, e familiares pelas horas de ausência, e a todos que gostamos, aos nossos amigos que nos acompanham nesta abnegada vontade de concretização cultural, a todos associados e órgãos sociais da Associação FIFCA, agradecemos a paciência, dedicação, mas em especial a confiança que demonstraram quando vos apresentamos a evolução do FIFCA para este novo modelo… 
A todos vós o nosso muito obrigado. Ricardo Casebre Irene Lucas Sequeira Presidente Direcção - Associação FIFCA Presidente da Assembleia Geral da Associação FIFCA

Sem comentários:

Enviar um comentário