quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Mostra fotográfica "A Velocidade da Luz" de Filipa Scarpa



Série fotográfica “A velocidade da Luz”
.
“Capturar o movimento e fixar o espaço ou fixar o espaço com o movimento ao redor”


 É uma série infinita.
.
Aquilo que mostro através da minha lente, existe.
.
Patente no "Espaço 7" da Biblioteca Municipal de Alpiarça até 31 de agosto


Mais informações aqui

2 MILHÕES DE EUROS PARA A REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA EB2,3/SECUNDÁRIA DE JOSÉ RELVAS EM ALPIARÇA



ASSINADO ACORDO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E A CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA


A Câmara Municipal de Alpiarça e o Ministério da Educação assinaram no passado dia 30 de Julho, em Lisboa, o Acordo de Colaboração para as obras de Requalificação Global da Escola EB2,3/Secundária de José Relvas, em Alpiarça, que ascenderão a um valor de cerca de 2 Milhões de Euros, no que será o maior investimento de sempre em infraestruturas de educação de sempre no concelho.
O Acordo de Colaboração assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Fernando Pereira, acompanhado pelos Vereadores Carlos Pereira e João Arraiolos, e pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, define as condições da repartição da comparticipação da componente nacional do financiamento (15% do total) que será dividido en partes iguais entre o Município e o Governo.
O financiamento de 85% do valor total será garantido por candidatura a apresentar a financiamento pelos fundos estruturais do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, através da contratualização da CIMLT.
A Escola EB2,3/Secundária de José Relvas foi construída há 41 anos e não beneficiou entretanto de obras de fundo, tendo sido transferida para a responsabilidade do Município de Alpiarça em 2008/09 sem que, pelo menos, tivesse sido salvaguardada a obrigatoriedade de realização das obras necessárias por parte da administração central.
As obras previstas de Requalificação Global irão possibilitar a recuperação total do edificado da Escola, dos espaços exteriores e campo desportivo polivalente, com a construção de um novo Bloco para Auditório, Biblioteca Escolar e a chamada Sala do Futuro, num valor de cerca de 2.000.000,00 €.
A Câmara Municipal irá agora desenvolver os procedimentos para a realização dos projetos de especialidades a colocar a concurso público e a respetiva candidatura a fundos comunitários na CCDR-A, tendo o projeto de arquitetura sido já executado pela DGEstE.
«CMA»

quarta-feira, 31 de julho de 2019

SONAE VAI ABRIR UM "SUPERMERCADO CONTINENTE" EM ALPIARÇA




A SONAE já entregou  na  Câmara Municipal de Alpiarça  o projecto para a construção de um "Supermercado Continente".
Após a respectiva aprovação serão emitidas as licenças de demolição das edificações existentes e de remodelação de terrenos para  se iniciar seguidamente a construção do  Supermercado.
O "Continente" vai ser construido no terreno situado entre a Rua José Relvas e Rua dos Bombeiros (antigas instalações da Casa Agricola Francisco Cunha cuja extrema da nova area comercial terminará junto do prédio existente, ou seja, em toda a area das actuais  instalações, excepto o prédio, que vai desde  a Rua José Relvas à Rua dos Bombeiros que dá ligação à Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes).

MOTIVOS PARA A ABERTURA DA LOJA EM ALPIARÇA:

Contactada a SONAE pelo "Noticias de Apiarça" a mesma informou-nos que a  abertura da loja tem por "objectivo de responder às necessidades dos consumidores de Alpiarça" porque a "população procura um serviço completo, eficiente e rápido".

"Dia da Robótica" - Constrói e programa o teu próprio Robô





#Dia da Robótica#

  28 de Agosto
.
Das 10h00 às 18h00 (podes almoçar connosco)
.
Constroi o teu próprio robô. Para este workshop necessitas de adquirir um kit de montagem até ao dia 9 de agosto. Reserva já o teu!
.
A robótica é considerado um ramo tecnológico de valor maior. Através dela temos a possibilidade de associar a teoria à prática, o saber saber fazer, muitas vezes de forma lúdica e informal. Os conceitos teóricos de mecânica, de eletrónica, de programação e da arte digital serão os pontos de partida que, associando-os ao planeamento e estratégia, nos conduzirão durante o trabalho prático e em equipa, à montagem dos robôs.
.
Participa! 
.
Mais informações e inscrições aqui

PCP apresenta balanço do trabalho do Grupo Parlamentar em Alpiarça


O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) vai apresentar publicamente o balanço do trabalho desenvolvido na XIII Legislatura, no dia 31 de julho, quarta-feira, às 18:30, na Junta de Freguesia de Alpiarça.
Esta apresentação contará com a presença e intervenção do deputado António Filipe, eleito por Santarém em 2015 e primeiro candidato da Coligação Democrática Unitária às eleições legislativas de 06 de outubro deste ano pelo círculo de Santarém.
No dia 02 de agosto, sexta-feira, às 18:30, a Coligação Democrática Unitária (CDU) apresenta publicamente a sua lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Santarém no Jardim da Liberdade (junto ao tribunal), em Santarém.
Esta apresentação pública contará com intervenção do primeiro candidato da CDU e deputado pelo círculo de Santarém, António Filipe.
«Médio Tejo»

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A "mina" da Barragem dos Patudos tem agora apenas água clara

Por:
Manuel Dacosta


Na passada semana a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Alpiarça, pertencente à empresa "Águas do Ribatejo", recebeu a visita de várias equipas técnicas especializadas no tratamento de água para consumo humano. Entretanto, as obras de remodelação e promoção da defesa do ambiente e dos recursos desta ETA, financiadas em 85% pela União Europeia, parecem estar praticamente concluídas e, a água enviada para a Barragem através das sarjetas das águas pluviais (agora sim) tem uma cor transparente. O que não significa que dispense as necessárias análises que garantam a sua total inocuidade face às faunas aqui existentes.
Uma coisa é certa, ao longo de 6 anos de despejos da ETA para a Barragem, ontem pela primeira vez, vimos os palmípedes guardiões da Barragem, entretidos a debicar nas pedras de água clara, como estivessem eles próprios a medir o grau de acidez e alcalinidade (pH) daquele líquido transparente (antes de cor ferrosa) para eles estranho, que agora recebem. Parece um bom augúrio. Vamos continuar a acompanhar a situação.

domingo, 28 de julho de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Listas e mais listas

Por:
Rodolfo Colhe

Já não é certamente a primeira vez que o digo que fazer listas é uma tarefa árdua e com grande exigência política. Vejamos, cada indivíduo tem à partida um peso político e uma capacidade de convencer pessoas dentro de uma determinada matriz de pensamento. Quem faz a lista tem que equilibrar tudo isto com fazer a lista passar nos diferentes órgãos partidários. Cada cabeça, sua sentença e cada militante a sua lista, não é totalmente verdade mas anda lá perto, no caso da lista do PS pelo círculo eleitoral de Santarém se me tivesse cabido a mim a sua realização ela não seria como é, no entanto hoje é a minha lista e é esta em que vou votar.
Se algumas listas do PS como em Braga ou Guarda dão algum barulho, no PSD todas o dão e de certa forma temos de compreender, Rui Rio não é um bom líder político e muito provavelmente não seria uma bom Primeiro-Ministro, tão pouco um bom parlamentar para trilhar caminho, mas que não é fácil apostar em quem nos quer mal não é e o líder do PSD sofreu graves ataques e traições desde que assumiu a liderança. Com isto não contesto que as concelhias e distritais devem ter o seu peso na decisão, nem que alguns dos nomes riscados por Rui Rio são bons parlamentares. A questão principal é o que se procura numa lista quando se acredita que se vai perder.
Neste momento os fogos e outras calamidades são o verdadeiro obstáculo do PS, sendo que não acho possível que o PS não venha a ser o partido mais votado porém a inexistência de problemas muito graves pode até ser suficiente para uma difícil maioria absoluta que deve ser pedida pelo PS e por todos os partidos, afinal todos querem todos os votos.
Pessoalmente parece-me que Rui Rio está a criar um problema ao PSD no sentido em que ele está a criar uma lista á sua imagem sem vários catedráticos e que depois das legislativas caso o seu resultado seja muito mau ele pode abandonar a liderança do partido e deixar uma bancada parlamentar sem muitos dos pontas-de-lança do PSD.
Acreditando nas notícias que nos chegam, Rui Rio com todas as suas falhas não me parece o principal responsável das confusões da lista do PSD em Santarém. Diria eu que as lutas de poder intermináveis no PSD Santarém são os responsáveis por este problema chamado Duarte Marques, um indivíduo que não gosto nada nem no estilo nem no conteúdo mas que soube assumir o seu papel de atacante feroz do PS e crescer dentro desse registo. Qual é o envolvimento de Duarte Marques na política distrital? Pouco sei sobre isso, mas se é baixo então é ele mesmo o problema.