sábado, 2 de abril de 2016

Mensagem Conjunta do Presidente da Direcção e da Presidente da AG da Associação FIFCA2016

 A todos que nos visitam dos vários continentes presentes na 5ª Edição do FIFCA 2016 Welcome! 


Sejam bem-vindos! Fernando Pessoa, esse ilustre poeta, escreveu:
 "Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"
 Esta é uma prova de que ele tinha toda a razão!... Por uma maior diversidade cultural, constituímo-nos como Associação FIFCA - Festival Internacional F. Culturas e Artes. 
A partir desta V edição, o FIFCA - Festival Internacional F. Culturas e Artes, é organizado por uma nova associação autónoma, constituída para o efeito, ficando subordinada às orientações dos seus associados. 
A “Associação Festival Internacional F. Culturas e Artes”. 
Com corpos sociais autónomos, esta é a mais nova associação do concelho de Almeirim, que vem responder a novas necessidades culturais, que ainda não estavam satisfeitas e revela este Festival como entidade dinamizadora de outras actividades culturais e desportivas. 
A partir de 2016, uma outra grande novidade é o facto de o FIFCA ter alargado o seu âmbito a mais segmentos culturais, para além da área do folclore, denominados por Artes e Cultura, que passarão a responder à vontade de outras práticas artísticas e de acção culturais no concelho de Almeirim e na região da charneca ribatejana.
 Assim, o FIFCA passa a ser o momento de diversidade da actividade cultural nesta região do distrito de Santarém. 
Por outro lado, esta iniciativa mantém e, ainda, alarga o seu âmbito de influência geográfica às parcerias com os concelhos vizinhos, constituindo-se como um evento de características regionais com incidência na charneca ribatejana (Alpiarça, Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos), mas também para outros concelhos do Distrito (Tomar e Santarém).
Reafirma-se assim esta capacidade do FIFCA aproveitar as suas potencialidades e multiplicá-las por outras geografias, através das suas extensões culturais. 
Também pela primeira vez, o Festival desenvolve-se com base em 5 linhas de actividades culturais autónomas, que vêm dar cumprimento aos desejos e interesses de novos públicos e de outras áreas criativas do concelho que pretendem envolver as suas actividades à volta desta âncora da Cultura e das Artes, nesta altura do ano, em Almeirim: Festival Internacional de Folclore; Exposições de Folclore, Artes Plásticas e Design; Projecto “Route 118” Arte Urbana FIFCA, Teatro; Artistas de Rua; Coros; Orfeões, Concertos Musicais, Festivais de bandas amadores da região; a mudança para uma dimensão mais abrangente com a tentativa de introdução de uma banda de maior relevo, e uma figura pública que apadrinha este novo modelo FIFCA, dando o rosto em defesa das culturas e artes, com outras Actividades Complementares. 


O lema “O Mundo Aqui Tão Perto” descreve bem o espírito de um evento onde o colorido dos trajes e os movimentos das danças não se confinam aos palcos e invadem o espaço público e as ruas das freguesias, misturando-se com as populações e criando laços de afinidade com povos de outras paragens. 
“O festival é um sonho que tornámos realidade graças ao trabalho e à dedicação das centenas dos chamados invisíveis. 
“Voluntários” que fazem com que ele seja possível de realizar”, nunca será demais um agradecimento especial a todos os que se envolvem na sua organização, não esquecendo os parceiros através das Juntas de Freguesia e Ranchos do Concelho e os novos parceiros dos municípios limítrofes de Alpiarça – Benavente – Coruche- Salvaterra de Magos e Tomar, bem como a todas as instituições financeiras, militares, culturais, recreativas, de solidariedade social, agrupamentos de escolas, particulares, pequenas médias e grandes empresas, que contribuírem através de géneros ou apoios diversos, tornando possíveis as condições ideais, para voltarmos a ser durante oito dias o centro do Mundo, num período simbólico que jamais deverá ser esquecido os 42 anos da revolução dos cravos, que nos permite hoje “Celebrar a LIBERDADE”
 Como é objectivo desde início, o FIFCA decorre sob o signo da Liberdade, uma vez que é realizado durante as comemorações do 25 de Abril de 1974 (42 anos) e estende-se a todos os concelhos, nos dias 24 e 25, como Festa da Liberdade, sendo o seu logótipo o símbolo duma flor, associado também à efeméride Voltamos a destacar a criação de novas Menções Honrosas, Manuel Delfina Neves, António Branco dos Santos (Anão), António Mendes, João Moreira, Dr. António Cláudio, que se juntam á menção honrosa José de Jesus – “o pintor sem braços”, que a Associação FIFCA deliberou instituir para homenagear varias personalidades que merecem ser recordadas, tendo em conta os serviços culturais e artísticos e outros de relevo que prestaram no concelho de Almeirim.
 O FIFCA apresenta três exposições temáticas: "O Mundo Aqui Tão Perto", Exposição de imagens dos Índios Guaranis (Brasil), tiradas por José Peixe, fotojornalista natural de (Glória do Ribatejo) complementada pela exposição de trajes do Mundo (" O Mundo aqui tão Perto") a qual serve de base ao Museu do Traje Internacional e Nacional, que decorre de 16 a 30 Abril, na galeria Municipal de Almeirim. Para além das exposições habituais de temas ligados à temática folclórica, nesta edição o Festival abre-se o campo a outras subáreas artísticas: - Exposição de pintura que se baseia na diversidade apresentada pelo FIFCA - Maria Nélia Castelo, na Casa Museu dos Patudos em Alpiarça de 18 de Abril a 18 Maio. - Exposição Mostra de Arte & Design – de Frederico Ferreira (Almeirim) De 16 Abril a 30 Abril, patente na Biblioteca Municipal de Almeirim. - Concurso de Fotografia FIFCA 2016, para os trabalhos realizados por todos os fotógrafos, que tem por finalidade a promoção da Fotografia artística durante o Festival
 Este é um dos maiores eventos realizados em Almeirim, o festival é um sucesso que valorizou bastante todas as formas de cultura e artes que existem no concelho e projectou a imagem de Almeirim de uma forma bastante positiva no Mundo. 


Para o concelho de Almeirim, é uma forma natural de afirmar a sua identidade fortemente marcada pelas tradições culturais e etnográficas, associando a nossa gastronomia tão rica e variada a este tipo de eventos, com os nossos vinhos a serem reconhecidos internacionalmente.
 Ao público em geral o agradecimento pela forma excepcional no apoio a este evento cultural criado a pensar em todas as gerações. 
Esperamos que nos brindem com a vossa presença nos locais onde decorrem as actividades desta edição, que venham para a rua celebrar os 42 anos do 25 de Abril e da liberdade, porque essa ainda não nos conseguiram tirar. 
Aos nossos filhos, e familiares pelas horas de ausência, e a todos que gostamos, aos nossos amigos que nos acompanham nesta abnegada vontade de concretização cultural, a todos associados e órgãos sociais da Associação FIFCA, agradecemos a paciência, dedicação, mas em especial a confiança que demonstraram quando vos apresentamos a evolução do FIFCA para este novo modelo… 
A todos vós o nosso muito obrigado. Ricardo Casebre Irene Lucas Sequeira Presidente Direcção - Associação FIFCA Presidente da Assembleia Geral da Associação FIFCA

Comemorações do Dia da Juventude

Ontem, ao fim da noite, nas comemorações do Dia da Juventude, em Alpiarça, no pavilhão de espectáculos Feira, com uma excelente actuação dos Kwantta e dos DJs Cardigo, Paninho e Dreamcatcher.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

CUSTÓDIO CASTELO um dos maiores intérpretes da guitarra portuguesa Espectáculo no auditório Mário Feliciano


CUSTÓDIO CASTELO um dos maiores intérpretes da guitarra portuguesa 
Espectáculo no auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal de Alpiarça 
2 de Abril de 2016 -- 21.30 h



0:00


1975: Cooperativa Agrícola Mouchão do Inglês - Alpiarça




Apanha de tomate
Arquivo histórico
«Foto de: Joaquim José Duarte Garrido»

Comemorações do 102.º Aniversário do Concelho


JÁ DISPONÍVEL A AGENDA DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA PARA O PRESENTE MÊS DE ABRIL.

Carregue aqui: DESFRUTE E DIVULGUE 

Dia Internacional do Livro Infantil - 2016


No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
No próximo dia 2 Abril, pelas 16h30, integrado nas Comemorações do 102º Aniversário do Concelho:
"Histórias de Encantar" - pela Sofia, da "Aqui há Gato"

5.º festival de Foclore


Municípios pedem em Alpiarça financiamento para recuperar património

O presidente da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico defendeu na segunda-feira, 28 de Março, em Alpiarça, a necessidade de financiamento para a recuperação do património físico e imaterial dos centros urbanos, numa estratégia que promova e desenvolva os territórios.
Vítor Mendes, que preside igualmente à Câmara Municipal de Ponte de Lima, falava no final de uma jornada dedicada a celebrar o Dia Nacional das Cidades com Centro Histórico, que contou brevemente com a presença do ministro da Cultura, João Soares.
«Texto e foto: 'O Mirante'»
Ler mais em:

Sessão Solene comemorativa do Dia Nacional dos Centros Históricos

«Texto e fotos de Mário Pereira»
Com o Dr. Fernando Louro, tive a grande honra e o privilégio de receber, em nome do Município de Alpiarça, a Medalha de Ouro da Associação Portuguesa dos Municipios com Centro Histórico (APMCH) entregue pelo Ministro da Cultura, Dr. João Soares, e pelo presidente da APMCH e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, pelo trabalho de recuperação notável da Casa dos Patudos.

A distinção ocorreu na Sessão Solene comemorativa do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se realizou na tarde de ontem em Alpiarça, no auditório da Casa dos Patudos.

Cartaz de jogos do fim de semana de 02 e 03 de Abril