domingo, 28 de julho de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Listas e mais listas

Por:
Rodolfo Colhe

Já não é certamente a primeira vez que o digo que fazer listas é uma tarefa árdua e com grande exigência política. Vejamos, cada indivíduo tem à partida um peso político e uma capacidade de convencer pessoas dentro de uma determinada matriz de pensamento. Quem faz a lista tem que equilibrar tudo isto com fazer a lista passar nos diferentes órgãos partidários. Cada cabeça, sua sentença e cada militante a sua lista, não é totalmente verdade mas anda lá perto, no caso da lista do PS pelo círculo eleitoral de Santarém se me tivesse cabido a mim a sua realização ela não seria como é, no entanto hoje é a minha lista e é esta em que vou votar.
Se algumas listas do PS como em Braga ou Guarda dão algum barulho, no PSD todas o dão e de certa forma temos de compreender, Rui Rio não é um bom líder político e muito provavelmente não seria uma bom Primeiro-Ministro, tão pouco um bom parlamentar para trilhar caminho, mas que não é fácil apostar em quem nos quer mal não é e o líder do PSD sofreu graves ataques e traições desde que assumiu a liderança. Com isto não contesto que as concelhias e distritais devem ter o seu peso na decisão, nem que alguns dos nomes riscados por Rui Rio são bons parlamentares. A questão principal é o que se procura numa lista quando se acredita que se vai perder.
Neste momento os fogos e outras calamidades são o verdadeiro obstáculo do PS, sendo que não acho possível que o PS não venha a ser o partido mais votado porém a inexistência de problemas muito graves pode até ser suficiente para uma difícil maioria absoluta que deve ser pedida pelo PS e por todos os partidos, afinal todos querem todos os votos.
Pessoalmente parece-me que Rui Rio está a criar um problema ao PSD no sentido em que ele está a criar uma lista á sua imagem sem vários catedráticos e que depois das legislativas caso o seu resultado seja muito mau ele pode abandonar a liderança do partido e deixar uma bancada parlamentar sem muitos dos pontas-de-lança do PSD.
Acreditando nas notícias que nos chegam, Rui Rio com todas as suas falhas não me parece o principal responsável das confusões da lista do PSD em Santarém. Diria eu que as lutas de poder intermináveis no PSD Santarém são os responsáveis por este problema chamado Duarte Marques, um indivíduo que não gosto nada nem no estilo nem no conteúdo mas que soube assumir o seu papel de atacante feroz do PS e crescer dentro desse registo. Qual é o envolvimento de Duarte Marques na política distrital? Pouco sei sobre isso, mas se é baixo então é ele mesmo o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário