quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Suspeitos de quatro incêndios em Alpiarça foi absolvido


O homem que estava acusado de ser o autor material de quatro incêndios florestais na aldeia do Casalinho, concelho de Alpiarça, foi absolvido de todas as acusações pelo Tribunal de Santarém.
Na leitura do acórdão, que decorreu na tarde desta terça-feira, 19 de dezembro, a juiz presidente do coletivo considerou não existirem quaisquer provas que coloquem o arguido, de 60 anos, nos locais onde deflagraram os fogos florestais, entre junho e julho de 2016.
Também nenhuma das testemunhas ouvidas nas audiências conseguiu relacionar diretamente o arguido com a prática dos quatro crimes de incêndio florestal de que estava acusado.
Recorde-se que o homem foi detido pela GNR de Alpiarça perto da sua residência, quando estava a observar os bombeiros a combater um incêndio, a cerca de 200 metros da sua casa.
Apesar de, no início, ter confessado a autoria dos crimes à Polícia Judiciária, este é um meio de prova que não pode ser valorado em julgamento, pelo que o arguido, que se manteve em silêncio durante o julgamento e quando foi ouvido por um juiz de instrução criminal, acabou absolvido.
“O facto de ter sido apanhado perto de um dos incêndios com um isqueiro no bolso não prova absolutamente nada nem pode servir para o condenar”, considerou a juiz presidente do Tribunal de Santarém, que ainda elogiou o arguido por ter aceite submeter-se, com sucesso, a uma desintoxicação alcoólica durante o tempo em que esteve em prisão preventiva.
«RR»

Sem comentários:

Enviar um comentário