quarta-feira, 8 de novembro de 2017

BARRAGEM DOS PATUDOS CHEIA DE “SUJIDADE” POR FALTA DE OXIGÉNIO



O “Noticias de Alpiarça” esteve hoje na barragem com um pescador. Estivemos a ver a “sujidade verde” que está na água junto das margens.

Uma verdunização que faz com que a água esteja toda “verde” de tal forma que quando os pescadores lançam a linha à água e depois a puxam no “verde” fica uma espécie de “risco” tal é a “porcaria” que está na água.

Pior se torna quando o vento vindo do Casalinho empurra o tal “verde” para junto do paredão que dá um péssimo aspecto a quem visita o espaço.

Os pescadores apresentam várias causas para o sucedido mas sem qualquer base sólida pelo que o “Noticias de Alpiarça” pediu um parecer técnico ao Engenheiro Leonel Piscalho.

Disse-nos  que este “ fenómeno chama-se verdunização e tem a ver com a falta de oxigénio na agua por falta de alimentação, agitação e movimentação da massa liquida. As possiveis doluções seria a minimização dos elementos poluentes alguns dos quais são de facil adopção”.

Acrescentou-nos ainda que Sónia Sanfona tinha “um trunfo na manga para resolver este problema de forma relativa” mas não nos adiantou qual deixando-nos apenas com as causas.

No entanto aconselhou-nos a pedir à Gabriela Coutinho que nos facultasse uma solução porquanto esta ex-vereadora talvez seja a pessoa certa para arranjar “uma solução” nem que “seja com as vozes do além dos falecidos” que a ex-candidata do PSD “entende serem os autores e mentores da barragem.

Não deixou de nos acrescentar que só dirá a solução para acabar com este problema de verdunização se a actual vereadora do PS Sónia Sanfona o  “ entender como útil”.

A fazê-lo então no “tempo certo” Leonel Piscalho dirá como o fará. Até lá o autor da Barragem não dará  "prazer"  algum a quem o “ humilhou” e “mandou bocas”.


Contactamos Gabriela Coutinho para nos dizer a “solução” do problema mas até ao momento da publicação desta notícia não nos deu qualquer resposta.


Após publicação desta crónica, o Eng.º Leonel Piscalho, autor e projectista da Barragem dos Patudos fez-nos chegar a informação com uma das fórmulas para acabar com a verdunização  da barragem:


“Esse fenómeno pode ser combatido com agitação e filtração da água por várias forma ou por reacção quimica à custa de cloro e permanganato de potássio ou hipocloritos. No nosso caso teria de ser uma solução mista mais abrangente incluindo a limpeza das valinhas a montante até para além do Vale da Cigana, dos pesticidas agrícolas e outras formas de poluição devido á exiguidade dos caudais pluviais dos últimos anos”.


Sem comentários:

Enviar um comentário